Ministros da Defesa e das Comunicações Estiveram Visitando o 'Centro de Operações Espaciais (COPE)' da FAB

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota oficial postada ontem (11/08) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que os Ministros da Defesa e das Comunicações, José Mucio Monteiro Filho e José Juscelino dos Santos Rezende Filho, estiveram em Brasília (DF) na última quinta-feira (10/08) visitando o Centro de Operações Espaciais (COPE) da FAB. Saibam mais sobre essa notícia pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
ESPACIAL
 
Ministros da Defesa e das Comunicações Visitam Centro de Operações Espaciais da FAB
 
Visita da comitiva às instalações do COPE, em Brasília (DF), foi realizada nessa quinta-feira (10/08)
 
Por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea
Fonte: Agência Força Aérea
Publicada em: 11/08/2023 - 10:00
 
Fotos: Sargento Viegas/CECOMSAER

Defesa nacional e o futuro da atividade espacial do Brasil. Esses foram alguns dos temas tratados durante a visita do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e do Ministro das Comunicações, José Juscelino dos Santos Rezende Filho, ao Centro de Operações Espaciais (COPE) da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília (DF), nessa quinta-feira (10/08).
 
As autoridades foram recebidas pelo Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e pelo Presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho. Durante a visita, a comitiva conheceu de perto as instalações do COPE e, ainda, assistiu a apresentações do Comandante de Operações Aeroespaciais e do Presidente da Telebras.
 

Segundo o Tenente-Brigadeiro Potiguara, a visita foi muito oportuna para mostrar aos ministros a relevância da atividade espacial para o país. “Nós estamos em plena capacidade no setor. A nossa largada foi o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas [SGDC], que tem mostrado para o Brasil a importância de termos um satélite. Depois disso, tivemos o lançamento dos dois satélites do Projeto Lessonia, o Carcará I e Carcará II. E mostramos aqui, para a comitiva, a necessidade do nosso próximo passo, que será o Carponis, o nosso satélite óptico”, explicou.
 

Em sua apresentação, o Presidente da Telebras declarou que o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, em atividade desde 2017, mudou a realidade de milhões de brasileiros e brasileiras, demonstrando o sucesso do investimento em inclusão digital e defesa nacional. “A inclusão digital priorizou a conectividade segura em mais de 20 mil escolas públicas do país, postos de fronteira, comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos rurais”, completou.
 

Na oportunidade, o Tenente-Brigadeiro Potiguara falou, ainda, da estrutura e das evoluções das operações espaciais, destacando que o COPE foi o primeiro Comando Conjunto permanentemente ativado no país. Além disso, outra assunto reforçado durante a visita foi a interoperabilidade. “As três Forças Armadas têm atuado conjuntamente em diversas operações e exercícios, como as Operações Ágata, Amazônia II, Yanomami, Repatriação e Acolhida, entre outras ajudas humanitárias”, frisou o Oficial-General.
 

O COPE foi inaugurado em 2020, em parceria com a Empresa Estatal Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras), para servir como centro de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e com a possibilidade de controlar diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita. As instalações do COPE foram projetadas com alto nível de segurança e disponibilidade de rede, tornando-se referência pela complexidade e modernidade.
 
Provendo serviços com aplicação civil e militar e atuando com plena confiabilidade, o COPE tem capacidade de operação continuada nos mais diversos cenários. Em maio de 2022, o Centro de Operações Espaciais lançou os primeiros satélites do Projeto Lessonia - 1. Os dois satélites de Sensoriamento Remoto Radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II, foram lançados por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos (EUA).

Comentários