Grupos de Trabalho do INPE e do LNA Realizam Reunião da Missão GSST

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, trago agora uma nota postada ontem (28/08) no site oficial do ‘Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)’, destacando que no dia 24 de agosto, foi realizada uma reunião entre os Grupos de Trabalho da Missão Galileo Solar Space Telescope (GSST/INPE) e do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), tendo como principal objetivo discutir os requisitos necessários para a elaboração do projeto executivo do prédio que será destinado a alojar o telescópio de 500 mm no Observatório do Pico dos Dias. Entendam melhor essa notícia pela nota abaixo.
 
Ué, não entendi, a Missão GSST não era um projeto de Telescópio Espacial a ser lançado no espaço? Espero que esse equipamento seja parte integrante dos instrumentos que irão no futuro compor uma verdadeira Missão Espacial a ser colocada no vácuo do espaço. A nota não está muita clara para ter esta certeza. Enfim...
 
Brazilian Space
 
Assuntos - Últimas Notícias
 
Reunião Entre Grupos de Trabalho da Missão GSST/INPE e do LNA
 
Publicado em 28/08/2023 - 00h00
Atualizado em 28/08/2023 - 10h35
Créditos: Divisão de Heliofísica, Ciências Planetárias e Aeronomia (DIHPA)
Serviço de Comunicação Social - SECOM
Coordenação do Gabinete - COGAB
Via: Site do INPE - https://www.gov.br

No dia 24 de agosto, realizou-se uma reunião entre os Grupos de Trabalho da Missão Galileo Solar Space Telescope (GSST/INPE) e do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). O encontro teve como principal objetivo discutir os requisitos necessários para a elaboração do projeto executivo do prédio que será destinado a alojar o telescópio de 500 mm no Observatório do Pico dos Dias.
 
É importante destacar que o telescópio em questão é parte integrante dos instrumentos que compõem a missão GSST. Além disso, serão instalados instrumentos específicos neste telescópio com a finalidade de estimar o campo magnético na superfície do Sol, uma contribuição valiosa para os estudos e pesquisas astronômicas em nosso país.
 
O INPE e o LNA estão comprometidos em trabalhar conjuntamente para garantir que este projeto seja executado com excelência, reforçando o compromisso de ambos os institutos com a pesquisa e desenvolvimento na área de astrofísica no Brasil.
 
A Divisão de Heliofísica, Ciências Planetárias e Aeronomia (DIHPA) agradece a todos os envolvidos e manterá a comunidade e o público em geral informados sobre os próximos passos e desenvolvimentos relacionados a este projeto.
 

Local planejado para a construção da infraestrutura para futura instalação do telescópio de 500 mm do Projeto GSST no Observatório do Pico dos Dias (OPD), Brazópolis, MG. O novo Telescópio Solar será instalado ao lado do prédio do atual telescópio de 1,6m do OPD. Estão na foto (da esquerda para a direita): Saulo Roberly Gargaglioni (Coordenador do Observatório do Pico dos Dias - OPD/LNA), Alisson Dal Lago (Chefe da Divisão de Heliofísica, Ciências Planetárias e Aeronomia - DIHPA/INPE), Clemens Darvin Gneiding (Coordenador de Engenharia e Desenvolvimento de Projetos - LNA), Wagner José Corradi Barbosa (Diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA), Luciano Fraga (Coordenador de Astrofísica - LNA), Luis Eduardo Antunes Vieira (Pesquisador da DIHPA e PI do Projeto GSST - INPE) e Fernando Guarnieri (Membro da equipe do Projeto GSST-INPE).
 
Vista do Prédio do Telescópio de 1,6 m do Observatório do Pico dos Dias (OPD), Brazópolis, MG, ao lado do qual será instalado o novo Telescópio Solar de 500mm do Projeto GSST do INPE.
 
Discussões da equipe do GSST do INPE com os técnicos do LNA e OPD sobre os detalhes do projeto da infraestrutura de edificação e cúpula para abrigar o Telescópio Solar de 500 mm.

Comentários

  1. Vamos aguardar o Instituto Nacional de Pesquisas Informações (INPE), apresentar uma resposta aplausível sobre está real MISSÃO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário