Foguete 'Falcon Heavy' da SpaceX Lança Com Sucesso o Maior Satélite de Comunicação Já Construído

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, vejam abaixo uma notícia publicada ontem (31/07) no site ‘Canaltech’, destacando que o Foguete Falcon Heavy da SpaceX foi lançado com sucesso na madrugada deste sábado (29) pela sétima vez, e desta vez levando ao espaço o grande Satélite de Comunicação Jupiter 3, operado pela Hughes Network Systems. Entenda melhor essa história pela notícia a baixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Foguete Falcon Heavy Lança Grande Satélite de Comunicação
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
31 de Julho de 2023 às 13h49
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: SpaceX/YouTube

A SpaceX lançou seu foguete Falcon Heavy pela sétima vez, levando ao espaço o grande satélite de comunicação Jupiter 3, operado pela Hughes Network Systems. O lançamento aconteceu no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, durante o início da madrugada de sábado (29).
 
O veículo deixou a plataforma 39A às 00h04 no horário de Brasília. Quase oito minutos após o lançamento, os propulsores laterais do foguete pousaram na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. Como o propulsor central não tinha combustível suficiente para o retorno, ele acabou descartado no oceano.
 


Cerca de três horas e meia depois, o satélite Jupiter 3 foi liberado, seguindo sua trajetória à órbita geoestacionária a mais de 30 mil quilômetros acima da Terra. Segundo a Hughes Network Systems, o Jupiter 3 é o maior satélite de comunicação comercial já construído.
 
A descrição não é sem motivo: o satélite pesa 10,1 toneladas, sendo a carga útil mais pesada já lançada à órbita geoestacionária. Quando estiver totalmente implantado, ele vai ter tamanho comparável àquele de um avião comercial.
 
Estas características ajudam a explicar o porquê de o Falcon Heavy ter sido usado na missão. Hoje, este é considerado o segundo foguete mais poderoso do mundo — o primeiro é o Space Launch System, foguete fez seu voo inaugural na missão Artemis I. O Falcon Heavy foi lançado pela primeira vez em 2018, levando ao espaço um Tesla Roadster.
 
Abaixo, você confere a reprise da missão.
 

Comentários