Planetas Júpiter, Marte e Vênus Estarão em Conjunção Por Quatro Madrugadas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (03/12) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que os Planetas Júpiter, Marte e Vênus estarão em conjunção por quatro madrugadas.

Duda Falcão

Planetas Estarão em Conjunção
Por Quatro Madrugadas

Ilustração: Divulgação/ON
Aspecto do céu no Rio de Janeiro amanhã (4), às 4h (Horário de Brasília).
Fonte da imagem: Stellarium (http://www.stellarium.org/pt/)

Brasília, 3 de dezembro de 2015 – No final da madrugada de amanhã (4) até segunda-feira (7), poderá ser observado no céu, na direção leste, a partir das 4h (horário de Brasília), o alinhamento aparente dos planetas Júpiter, Marte e Vênus.

Júpiter e Vênus são muito brilhantes e facilmente reconhecíveis. Júpiter estará com magnitude -1.8, Vênus com magnitude -4.1 e Marte com +1.5.

“Os planetas estarão visíveis a partir do horizonte na ordem Vênus, Marte e Júpiter, praticamente alinhados. Entre Vênus e Marte será visível a estrela Spica, que é a estrela mais brilhante da constelação de Virgem, mas ela não estará na mesma linha dos planetas”, explica a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (ON), do Rio de Janeiro.

A Lua, em fase minguante, será visível em todos os dias, mas em locais diferentes nesse alinhamento. Nesse período haverá conjunção em ascensão reta da Lua com os planetas em horários diversos. “O horário é o instante da conjunção, mas horas antes ou depois a Lua ainda pode ser vista bem próxima ao planeta”, informa Josina.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários