Imagens da MUX Estão Disponíveis no Catálogo do CBERS-4

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (15/12) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que imagens da Câmera MUX estão disponíveis no Catálogo do CBERS-4.

Duda Falcão

Imagens da MUX Estão Disponíveis
no Catálogo do CBERS-4

Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015

A partir desta terça-feira (15/12), as imagens obtidas pela câmera MUX do satélite sino-brasileiro CBERS-4 estão disponíveis no catálogo online do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


Projeto espacial dos mais sofisticados realizados no Brasil, a MUX é a primeira câmera para satélite inteiramente desenvolvida e produzida no país. Com 20 metros de resolução e multiespectral, registra imagens no azul, verde, vermelho e infravermelho, em faixas distintas, para uso em diferentes aplicações.

As imagens obtidas pelo satélite sino-brasileiro permitem monitorar bacias hidrográficas, desmatamentos e queimadas, a expansão agrícola e das cidades, entre outros usos.

Um exemplo de aplicação do sensoriamento remoto por satélite é o monitoramento de desastres. A câmera MUX registrou os impactos causados no rio Doce pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Mariana (MG) no mês passado.

A imagem abaixo, obtida no dia 7 de dezembro, foi processada pela Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR/INPE) em composição falsa-cor para destacar a pluma de sedimentos do rio para o oceano.

Mais informações sobre o Programa CBERS: www.cbers.inpe.br

Imagem da câmera MUX do CBERS-4 (07/12/2015) da foz do Rio Doce
no litoral do Estado do Espírito Santo, mostrando parte da pluma de
sedimentos e lama de rejeitos de minério da Samarco.


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

  1. eu acessei , e as imagens ficam com muita nuvens , e com uma textura ofuscada , precisando de ser corregida, alguém sabe resolver essa situação ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário