Asteroide Passa Pela Terra na Véspera de Natal

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (18/12) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que Asteroide passará pela Terra na véspera de Natal.

Duda Falcão

Asteroide Passa Pela Terra na Véspera de Natal

EarthSky


Brasília, 18 de dezembro de 2015 – Depois de Spooky, o Asteroide do Halloween, chega a informação de outro objeto celestial que se aproximará da Terra.

O asteroide nominado 2003 SD200, também conhecido como asteroide 163899, se aproxima da Terra no próximo dia 24, véspera de Natal. A distância calculada pelos especialistas é de 28 vezes maior que a existente entre a Lua e a Terra. Portanto, segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), não há qualquer ameaça ao nosso planeta.

Descoberto em 2003, o asteroide será visível apenas para astrônomos profissionais e amadores, que poderão capturar excelentes imagens da pedra espacial gigante.

Talvez a única coisa digna de nota sobre o asteroide, além de sua visita no Natal, seja seu tamanho. As primeiras estimativas colocavam-no entre 1,1 e 2,5 quilômetros de comprimento, mas observações mais recentes consideram que o valor deve ficar próximo de 2 quilômetros.

Atualmente, o 2003 SD220 se move a uma velocidade de 28,16 km/s, e aparentemente está numa rotação bem lenta de cerca de uma semana. Segundo cálculo de astrônomos o asteroide retornará às proximidades da Terra em 2018. A NASA informa que ele não representa uma ameaça ao planeta nos próximos dois séculos, no mínimo.

Ao contrário do que afirmam algumas matérias que saíram na imprensa, o asteroide não causará terremotos no planeta quando estiver no ponto de aproximação máxima. Mesmo se o 2003 SD220 fosse passar mais perto, é muito duvidoso que o resultado seria um terremoto. Na verdade, não há evidência científica alguma de que o sobrevoo de um asteroide possa causar qualquer atividade sísmica, a menos que colida com a Terra, mas claramente não é este o caso aqui.

O asteroide está na lista de objetos potencialmente acessíveis a humanos. Por isso, astrônomos dos observatórios de Arecibo, em Porto Rico, e de Goldstone, na Califórnia, monitoram o asteroide nas próximas semanas.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB) 

Comentários