Derretimento do Gelo Faz a Rotação da Terra Ser Mais Lenta Neste Século

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (15/12) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que Derretimento do Gelo faz a rotação da Terra ser mais lenta neste Século.

Duda Falcão

Notícias

Derretimento do Gelo Faz a Rotação
da Terra Ser Mais Lenta Neste Século

GizModoBrasil


Brasília, 15 de dezembro de 2015 – Com o derretimento de camadas de gelo, a rotação da Terra está ficando mais lenta, e isso fará com que nossos dias fiquem um pouco mais longos ao longo do tempo. A conclusão é de um estudo feito pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, e publicado na Science Advances.

Segundo os autores, a redução das geleiras está afetando a taxa de rotação e inclinação axial da Terra, ao redistribuir a água resultante do degelo glacial e espalhando-a pelo mundo. Como a água muda dos polos em direção ao Equador, o centro do planeta está ficando um pouco mais amplo. E este “cinturão” maior está fazendo com que a Terra seja “freada” – da mesma forma que um patinador abre os braços para diminuir sua velocidade durante um giro.

Os pesquisadores calculam que um dia na Terra já ficou um milissegundo mais longo no último século – e que teremos cinco milissegundos a mais no dia em 2100. Como este acréscimo de milissegundos aos dias, estamos lentamente passando por mudanças em outros processos naturais, como o “cabo de guerra” gravitacional entre a Terra e a Lua, e mudanças na rotação do centro da Terra.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários