Missão ASTER - Blog Entrevista o Dr. Othon Winter, Um dos Lideres da Missão

Olá leitor!

Dando sequencia a série de entrevistas com personalidades das atividades espaciais brasileiras o Blog BRAZILIAN SPACE trás agora para você a nossa ultima entrevista do ano, esta com um dos mais extraordinários e visionários cientistas espaciais deste país.

Trata-se do Dr. Othon Cabo Winter, professor da área de Astronomia e de Engenharia Espacial da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Guaratinguetá, e um dos lideres da mais ambiciosa e extraordinária missão espacial já surgida no Brasil, ou seja, a Missão ASTER.

Nesta entrevista o Dr. Othon Winter nos faz um relato esclarecedor sobre todos os aspectos desta missão e de suas implicações científicas, tecnológicas e estratégicas para o Brasil. Vale a pena dar uma conferida e ficar atento ao desenrolar desta importante missão para o futuro de nosso Programa Espacial.

Desde já agradecemos a atenção dispensada pelo Dr. Othon Winter ao nosso modesto Blog, e desejamos a ele e a todos os envolvidos sucesso com esta missão. Só nos resta agora esperar e torcer muito para que esses fantásticos pesquisadores consigam os recursos necessários para tirarem esta missão do papel e assim colocarem o Brasil entre aqueles países que realizam pesquisas em espaço profundo (EUA, Rússia, Japão, China, Índia e ESA - Agencia Espacial Europeia)

Avante Missão ASTER

Duda Falcão

Dr. Othon Cabo Winter
BRAZILIAN SPACE: Dr. Othon, por gentileza para aqueles leitores do Blog que ainda não o conhece nos fale um pouco sobre o senhor, sua idade, formação, onde nasceu e desde quando é professor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)?

DR. OTHON CABO WINTER: Tenho 52 anos, nasci em São Paulo, sou graduado pela UNESP de Rio Claro, mestre pelo ITA e doutor pela Universidade de Londres. Atuo nas áreas de astronomia e engenharia espacial. Sou professor da UNESP de Guaratinguetá desde 1987.

BRAZILIAN SPACE: Dr. Othon, muito tem se falado na mídia sobre uma missão espacial a um asteroide do Sistema Solar ao qual o senhor é um dos envolvidos, ou seja, a sonda espacial da Missão ASTER. Como surgiu a ideia de se realizar uma missão como esta num país onde o apoio governamental para atividades espaciais é reconhecidamente difícil?

DR. OTHON WINTER: A motivação desta proposta veio da falta de reconhecimento por parte da sociedade brasileira, principalmente de seus dirigentes, da importância que a área espacial deve ter em um país de dimensões continentais como o nosso. A partir desta constatação surgiu a proposta de uma missão espacial que pudesse tentar contribuir para reverter este quadro.

Concepção Artística da sonda da Missão ASTER

BRAZILIAN SPACE: Dr. Othon, quais são os objetivos desta missão?

DR. OTHON WINTER: Esta missão envolve a construção de uma pequena sonda espacial para explorar um sistema triplo de asteroides, e se baseia em três pilares: tecnológico, científico e estratégico.

- TECNOLÓGICO: criar oportunidades para o desenvolvimento de certas tecnologias, e mais do que isto, permitir que tecnologias que já vem sendo desenvolvidas há décadas no Brasil tenham possibilidade de serem testadas em voo. Em especial, podemos citar o caso dos propulsores iônicos que vem sendo desenvolvidos no INPE e na UNB.

- CIENTÍFICO: possibilitar que o Brasil lidere descobertas científicas de grande impacto junto a comunidade internacional. Dentre os temas científicos mais relevantes estão:

i) a compreensão da estrutura interna de asteroides, o que pode ser fundamental na definição de estratégias de proteção da Terra na eventualidade de um destes tipos de objetos serem observados em rota de colisão com o nosso planeta.

ii) a composição destes tipos de asteroide, o que pode nos ajudar a compreender a origem da água e da vida na Terra, tendo em vista que estes objetos são considerados atualmente como fortes candidatos a terem entregue a maior parte da água que temos na Terra, e  também podem ter trazido elementos orgânicos elaborados que deram origem à vida em nosso planeta.

- ESTRATÉGICO: colocar o Brasil em destaque no cenário internacional, tendo em vista que será a primeira missão espacial na história a explorar um sistema triplo de asteroides. Ao longo de todas as etapas da missão serão desenvolvidos materiais didáticos e de divulgação que serão disseminados junto a professores, estudantes e ao publico em geral. Isto deve produzir um impacto necessário junto a sociedade brasileira, para passar a valorizar as atividades espaciais. Em especial, isto também deve incentivar jovens estudantes a seguir carreiras científicas e tecnológicas.

BRAZILIAN SPACE: Dr. Othon, quantas instituições estão envolvidas com a missão e quais são elas?

DR. OTHON WINTER: No momento são 16 instituições no Brasil: INPE, UNESP, UNB, UFABC, USP, UNICAMP, UFRJ, ON, UFPr, Ins. Mauá, ITA, UEFS, UFF, UFRB, CEFET-MG, UFSC.

Logo da Missão ASTER.

BRAZILIAN SPACE: Dr. Othon, quantos pesquisadores brasileiros (e estrangeiros se for o caso) aproximadamente estarão envolvidos com esta missão?

DR. OTHON WINTER: Não tenho o número preciso, mas certamente são mais de 50 só no Brasil.

BRAZILIAN SPACE: Dr. Othon, quantos e quais são os experimentos que serão realizados pela sonda?

DR. OTHON WINTER: Em princípio estão previstos 4 equipamentos para explorar os asteroides (câmera imageadora, espectrômetro infravermelho próximo, altímetro laser e espectrômetro de massa), e dois conjuntos de experimentos para serem realizados ao longo da jornada entre a Terra e os asteroides, sendo um de astrobiologia e um pacote de experimentos de plasmas.

BRAZILIAN SPACE: Dr. Othon, já existe uma previsão de lançamento para esta sonda espacial e de onde e qual lançador será utilizado?

DR. OTHON WINTER: O local de lançamento e o lançador ainda não foram definidos, mas a previsão de lançamento é 2021.

BRAZILIAN SPACE: Dr. Othon, qual a previsão do tempo de voo até chegar ao asteroide triplo 2001 SN263?

DR. OTHON WINTER: A estimativa está em torno de 20 meses.

Gráfico da Missão ASTER

BRAZILIAN SPACE: Dr. Othon de onde será realizado o controle da missão?

DR. OTHON WINTER:  Ainda não está definido.

BRAZILIAN SPACE: Dr. Othon em sua opinião quais os benefícios que a realização de uma missão como esta poderá trazer para o Brasil em médio e longo prazo?

DR. OTHON WINTER: Como disse anteriormente, esta missão foi concebida de modo a fomentar uma mudança de visão da sociedade brasileira com relação a relevância da área espacial para o nosso país. A expectativa é que após esta missão o Brasil passe a ter um projeto arrojado para a área espacial, condizente com o porte do nosso país. E que este seja um projeto de Estado, não de um governo, e ainda que os brasileiros tenham orgulho das atividades espaciais desenvolvidas pelo Brasil.

BRAZILIAN SPACE: Dr. Othon, em julho deste ano durante a realização da “7ª Cúpula dos BRICS”, na Rússia, a presidenta DILMA ROUSSEFF andou dizendo que uma das prioridades importantes na relação bilateral com a Rússia era a adesão à esta Missão ASTER. O que de concreto e de real isto significa?

DR. OTHON WINTER: Com este posicionamento explícito do governo brasileiro, entendemos que teremos o apoio necessário para o desenvolvimento e execução da missão ASTER.

BRAZILIAN SPACE: Dr. Othon,  como o senhor avaliaria o atual estágio de desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro?

DR. OTHON WINTER: Entendo que não estamos parados, existem projetos e programas sendo desenvolvidos. Porém, para um pais como o Brasil (com suas dimensões, necessidades e posição a ser ocupada no cenário mundial) precisamos de muito mais, e temos o dever de ampliar urgentemente o Programa Espacial Brasileiro.

O saudoso Dr. Paulo Moraes Jr., eu e o Dr. Othon Cabo Winter
no evento de lançamento do documento 
“A Visão da AAB
para o Programa Espacial Brasi
leiro” - Dez de 2010.

BRAZILIAN SPACE: Finalizando Dr. Othon, o senhor teria algo a mais a acrescentar para os nossos leitores?

DR. OTHON WINTER: O Brasil pode e deve ter um Programa Espacial arrojado, compatível com uma grande nação, que é o que todos nós queremos. A área espacial pode ser uma mola propulsora para o despertar de carreiras científicas e tecnológicas, afetando positivamente a educação do país. Além disto, a área espacial permite desenvolvimentos tecnológicos e a produção de riquezas de alto valor agregado, gerando empregos qualificados e elevando o padrão de vida da sociedade.

Comentários

  1. -- como dizia o sábio Baiano, Raul Seixas, " Quem tem boca, fala o que quiser, até meu papagaio também fala ! ", .

    Eu li uma matéria que o Lançamento da Missão ASTER, que, segundo a matéria, encontra-se 'pasmem' em avançado estágio de desenvolvimento, tendo o seu lançamento previsto para ocorrer em outubro de 2017.

    matéria postada dia (19/10) no site“Apollo11.com” destacando que o Brasil quer pousar sonda em triplo asteroide em 2019. Trata-se da tão falada Missão ASTER

    ResponderExcluir

Postar um comentário