Edital Fomenta Desenvolvimento de Software Para Mobilidade Urbana

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (08/12) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que Edital fomenta desenvolvimento de software para Mobilidade Urbana.

Duda Falcão

Edital Fomenta Desenvolvimento de
Software Para Mobilidade Urbana

Terça-feira, 08 de Dezembro de 2015

Na busca de soluções inovadoras em mobilidade urbana, a SPTrans lançará um edital destinado ao financiamento de projetos às 10h30 desta quarta-feira (9/12) durante reunião no LabGeo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

O edital é uma iniciativa do MobiLab (Laboratório de Mobilidade Urbana) da SPTrans,  que tem como foco o desenvolvimento de softwares e aplicativos para ajudar a melhorar o trânsito da cidade de São Paulo.

“O MobiLab tem no INPE um canal para ampliar as possibilidades da chamada de seu edital, voltado a buscar desenvolvedores de software que tratem de informações espaciais (dados com localização). É uma ponte entre essa comunidade na região e o edital”, informa Antonio Miguel Vieira Monteiro, pesquisador que lidera o Programa Espaço e Sociedade do INPE.

A apresentação do edital será feita por Ciro Biderman, assessor técnico da presidência da SPTrans e responsável pelo MobiLab. Biderman também coordena o Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da FGV-SP, órgão que mantém parceria com o INPE em projetos e atividades relacionadas ao Programa Espaço e Sociedade.

Apostando na abertura de dados para a sociedade, o MobiLab fornece as informações sobre mobilidade geradas pelo sistema de transporte no município de São Paulo (dados de catraca, smart cards, etc) para que programadores criativos – autônomos ou micro e pequenas empresas de base tecnológica - possam desenvolver novos softwares e aplicativos para aumentar a eficiência e o monitoramento do sistema transporte coletivo municipal, com uso de informações espaciais.

O Programa Espaço e Sociedade organizou a reunião para a comunidade sobre o edital do MobiLab/SPTrans com o apoio da Coordenação de Observação da Terra e dos Programas de Pós-graduação em Computação e Matemática Aplicada, Sensoriamento Remoto e Ciência do Sistema Terrestre do Instituto.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários