III Festival de Minifoguetes de Curitiba

Olá leitor!

Até o dia 31 de dezembro de 2015 estarão abertas as inscrições de equipes para o "III Festival de Minifoguetes de Curitiba", evento este que será realizado em abril de 2016. 

Nesse evento, único no Brasil, as equipes de estudantes lançam seus minifoguetes, competindo em 13 categorias, divididas em dois tipos: de apogeu exato e apogeu máximo. Nas categorias de apogeu exato, os minifoguetes devem ser projetados para atingir uma altura especificada, por exemplo, 100 metros. Nas categorias de apogeu máximo, os minifoguetes devem ser projetados para atingir a maior altura possível com um dado tipo de motor, por exemplo, da classe B cujo impulso total está entre 2,51 e 5 N.s, e cujo recorde atual no Brasil é de 324 metros de altura.

O evento contará também com palestras, sessões técnicas, exposições e minicursos. Os minifoguetes em geral têm entre 10 e 800 mm de comprimento, 17 a 50 mm de diâmetro, massa entre 10 e 200 gramas e atingem alturas entre 50 e 800 metros. As equipes devem projetar e testar seus minifoguetes antes do evento, mostrando que são seguros e estáveis. As equipes podem usar motores-foguete comerciais ou desenvolver seus próprios motores, que devem ser testados antes do evento para mostrar que são seguros e verificar suas classes.

O evento é organizado pela UFPR, UP e UTFPR. Maiores detalhes estão disponíveis nos links http://www.foguete.ufpr.br/ e http://fogueteufpr.blogspot.com.br/ e as dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail minifoguete@gmail.com.

Duda Falcão

Comentários