Estudantes da UnB Promovem o Primeiro Encontro Regional Aeroespacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (01/12) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que estudantes de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Agência promoverão no sábado (05/12), no Planetário de Brasília, o “1º Encontro Regional Aeroespacial (ERA)”.

Duda Falcão

Estudantes da UnB Promovem o
Primeiro Encontro Regional Aeroespacial

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)


Brasília, 1º de dezembro de 2015 – Os estudantes de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), promovem no sábado (5), no Planetário de Brasília, o 1º Encontro Regional Aeroespacial (ERA).

Além de buscar despertar o interesse dos estudantes pelo curso de Engenharia Aeroespacial, o evento objetiva trocar experiências, por meio de discussões, palestras e workshop, envolvendo profissionais e estudantes de Engenharia Aeronáutica e Espacial.

O evento tem a participação de 60 pessoas. Entre os convidados estão estudantes do ensino médio do Colégio Militar de Brasília e universitários da UnB.

A primeira edição do ERA tem programação diversificada que ocorre o dia inteiro. Entre os palestrantes está o diretor da área de satélites da AEB, Carlos Gurgel, que fala sobre o pioneirismo da UnB na Propulsão Híbrida. O coordenador de Veículos Lançadores da AEB, Eduardo Quintanilha, apresenta as diretrizes do Programa Espacial Brasileiro.

Tem destaque entre as palestras a que detalha a primeira missão do nanossatélite Serpes, que foi lançado ao espaço a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em setembro último. O estudante de Engenharia Aeroespacial da UnB e estagiário da AEB, Nivaldo Lopo, que esteve envolvido na elaboração do cubsat nacional, falará sobre as etapas do projeto.

O workshop sobre Foguete Modelismo, que utiliza foguetes em impressora 3D, será ministrado pelo também estudante de engenharia e estagiário da AEB, Rafael França Jayme.

A Competição Brasileira Universitário de Foguetes (CONBRUF) e a Guerra Eletrônica no Setor Espacial são outros assuntos abordados no evento, além da exibição do filme Origem da Vida, transmitido na cúpula do Planetário.

Confira os horários e a programação completa do evento:



Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Toda e qualquer iniciativa positiva como esta merece e terá sempre o apoio do Blog BRAZILIAN SPACE. Parabéns aos jovens da UnB e sucesso com o evento. Entretanto, se alguém da UnB pudesse explicar a mim e aos meus leitores o que seria exatamente esta Guerra Eletrônica no Setor Espacial, eu agradeceria.

Comentários