O Brasil Fora do Ar

Olá leitor!

Trago agora para vocês um artigo/opinião escrito pelo Senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e publicado dia (23/12) no site do Jornal O GLOBO.

Duda Falcão

OPINIÃO

O Brasil Fora do Ar

Por ALOYSIO NUNES FERREIRA
23/12/2015 - 0:00

Para o Brasil, desenvolver satélites e colocá-los em órbita não é questão de prestígio, mas de sobrevivência. Defesa, segurança, meteorologia e infraestrutura de telecomunicações dependem do setor aeroespacial. O governo Dilma, como em outras áreas, patina e não foi capaz de apresentar uma pauta mínima para o setor aeroespacial. A crise passará e não justifica a negligência. Outros países dão sinais de vitalidade. Argentina e México atingiram objetivos que o Brasil inexplicavelmente ainda não alcançou. A Argentina lançou um satélite geoestacionário fabricado por empresa que faz também radares e reatores nucleares. Nossas Forças Armadas, acertadamente, favorecem o maior grau de autonomia. Mas, para participar de uma corrida espacial, o Brasil não pode caminhar sozinho.

Situado da linha do Equador, o Centro de Lançamento de Alcântara permite colocar satélites em órbita a custo competitivo. Isso poderia ser um bom negócio. Os franceses, na Guiana, têm há 40 anos uma base de lançamentos que alavancou a localização próxima ao Equador de tal maneira a favor da França que a Agência Europeia a adotou para suas atividades científicas. A localização de Alcântara não é tudo, mas pode ser elemento comercial facilitador. Lançar satélites é tarefa desafiadora: a tecnologia é controlada por um grupo reduzido de países e sujeita a salvaguardas.

Na indústria aeroespacial, as compras governamentais têm papel-chave. Atrasos nos contratos públicos podem pôr tudo a perder: as empresas quebram ou mudam de ramo. O presidente Fernando Henrique negociou com o presidente Clinton o aproveitamento comercial da nossa base, o que incluía a celebração de acordo de salvaguardas tecnológicas. O governo Lula enxergou no acordo de salvaguardas uma capitulação à soberania.

Nesse mundo do irreal, o Brasil teria condições de construir e lançar seus próprios satélites sem precisar de ninguém. Entretanto, a maior parte dos satélites comerciais lançados no mundo é de empresas americanas, e, gostemos ou não, a ausência de acordo com os EUA inviabiliza parcerias com quem quer que seja. Todos os países que participam do mercado mantêm acordos que incluem salvaguardas tecnológicas.

O governo Lula tentou driblar essas realidades selando parceria com a Ucrânia. Ingenuamente, assinou acordo com aquele país, mais palatável para o governo do PT porque não envolvia os EUA. Palatável, mas inútil. O contribuinte pagou por um projeto que não saiu do papel. Motivo: para lançar satélites comercialmente, independentemente da Ucrânia — ou de qualquer outra parceria —, nenhum projeto de lançamento comercial de satélites pode avançar sem um acordo de salvaguardas com os EUA.

Sonhar é de graça. Chegar a resultados é outra coisa. Países como a Coreia do Sul já nos ultrapassaram. A Índia chegou a Marte. Nos anos 60, estávamos no mesmo patamar. A aprovação do acordo com os EUA que tramita na Câmara daria novo alento ao programa espacial brasileiro.

Aloysio Nunes Ferreira é senador (PSDB-SP)


Fonte: Site do jornal “O Globo” - 23/12/2015

Comentário: Bom leitor o Senador Aloysio Nunes (creio eu presidente da CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal) escreveu este artigo tendo como intenção enaltecer o Desgoverno de Fernando Henrique Cardoso e denegrir a imagem do Desgoverno do humorista LULA, utilizando como pano de fundo o PEB. Na verdade dois Desgovernos de Merda que juntos com o Desgoverno desta debiloide não contribuíram em nada para o Programa Espacial Brasileiro, muito pelo contrário. Inclusive considero o FHC como o grande responsável pelo acidente com o VLS em 2003, sendo que o humorista LULA também teve sua parcela de culpa, pois poderia ter evitado o ocorrido caso tivesse interesse. Vale dizer que o acordo assinado com os EUA pelo Desgoverno FHC era leonino e estupidamente mal elaborado, e o acordo assinado pelo Desgoverno LULA com a Ucrânia tinha cunho político e era um completo desastre pré-anunciado. Isto no entanto não invalida o que disse o Senador Aloysio Nunes quanto à necessidade do Brasil de assinar um acordo de Salvaguardas com os EUA, caso o nosso território tupiniquim queira realmente atuar neste mercado internacional altamente competitivo de serviço de lançamentos de satélites comerciais. No entanto há décadas esses vermes estão colocando a carroça na frente dos cavalos e eu creio hoje de forma proposital. Afinal, antes de pensarmos em atuarmos neste mercado, o Desgoverno Brasileiro precisa parar de contar estórias e consolidar de vez o nosso lançador de satélites, e assim primeiramente atender as nossas necessidades internas, para então tendo o lançador industrializado e consolidado, participar deste mercado. Não se faz lançadores de satélites somente por questões comerciais leitor, a razão principal é estratégica e de soberania tecnológica e de defesa. A questão comercial é importante, sem dúvida nenhuma, mas não tanto quanto a estratégica.

Comentários

  1. Duda está na hora de cobrar o resultado do tal grupo de estudo de uma nova governança para o PEB, instituído pelo MCTI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr. Heisenberg!

      Segundo o Art. 5º da portaria interministerial que criou este “GTI - Setor Espacial”, o mesmo deverá concluir suas atividades até 31 de dezembro de 2015. Portanto ainda está dentro do prazo.

      Entretanto o Art. 4º desta portaria diz que cada um dos ministérios (MCTI e MD) deveriam expedir a sua portaria própria designando os seus representantes no “GTI - Setor Espacial” em até dez dias após a publicação desta Portaria Interministerial.

      Entretanto, segundo matéria da edição de dezembro do Jornal do SindCT (veja aqui - http://brazilianspace.blogspot.com.br/2015/12/debate-reve-erros-do-peb-e-sugere-nova.html) os trabalhos do GTI-Setor Espacial vêm sendo conduzidos pelas direções do INPE e DCTA de maneira nada transparente, uma vez que nem mesmo a Portaria que criou este colegiado tem sido respeitada. Segundo o jornal até o fechamento desta edição de dezembro e passados dois meses da publicação da Portaria, os nomes para compor o grupo sequer foram oficializados. Enfim...

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Duda fiquei sabendo que o DCTA já enviou um parecer sobre o assunto. Feito por um grupo que, na minha opinião, não representa os interesses do PEB. Usando suas palavras, de maneira nada transparente, muito menos representativo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Heisenberg!

      Na realidade eu nunca considerei esta iniciativa realmente seria e não poderia ser diferente. Afinal a raiz é podre e conseguentemente esta árvore só pode gerar frutos podres.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário