Entidade Divulga Nomes de 19 Sistemas Planetários Escolhidos Por Votação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (15/12) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que a União Astronômica Internacional (IAU) divulgou nomes de 19 Sistemas Planetários escolhidos por votação.

Duda Falcão

Notícias

Entidade Divulga Nomes de 19
Sistemas Planetários Escolhidos Por Votação

IAU


Brasília, 15 de dezembro de 2015 – A União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) divulgou hoje (15) os nomes de 19 sistemas planetários (14 estrelas e 31 exoplanetas que orbitam ao redor delas), que foram escolhidos por votação pública no concurso NameExoWorlds e aceitos pela sociedade científica de astronautas, com sede em Paris.

Refletindo o verdadeiro interesse internacional pela astronomia, mais de 500 mil votos, oriundos de 182 países e territórios, contribuíram para a nova designação oficial de mundos espalhados pelo cosmos.

A IAU é a autoridade responsável por designar nomes oficiais a corpos celestes. O concurso deu a oportunidade ao público, pela primeira vez em séculos, de nomear exoplanetas e suas estrelas.

Os nomes vencedores serão usados livremente em paralelo às nomenclaturas científicas, com os devidos créditos aos clubes ou organizações que os propuseram.

A votação começou em agosto desse ano e foi concluída em 31 de outubro. No total, 573.242 votos do publico contribuíram para nomear 31 exoplanetas e 14 estrelas. Os proponentes dos nomes vencedores ganharam uma placa celebrando suas contribuições à astronomia.

Mais informação sobre a votação no site: http://www.iau.org/news/pressreleases/detail/iau1514/


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários