Confecção de Foguetes e Leitura de Imagens de Satélite na Jornada Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada ontem (03/12) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que na quarta-feira (02/12) foram realizadas confecção de foguetes e leitura de imagens de satélite na Jornada Espacial em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

Confecção de Foguetes e Leitura de
Imagens de Satélite na Jornada Espacial

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Foto: Divulgação/AEB
Estudantes participaram de oficina prática sobre astronomia.

Brasília, 3 de dezembro de 2015 – Ontem (2), quarto dia da 13ª Jornada Espacial no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), as atividades trouxeram para a mesa dos estudantes a escala dos planetas do sistema solar e das estrelas gigantes e super gigantes.

Com jornal, papel alumínio e o mapa com os tamanhos dos astros em escala, os estudantes montaram os planetas do Sistema Solar. A oficina lúdica e prática do professor João Canalle, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foi voltada para entender as diferenças proporcionais de massa entre a Terra, o Sol e outros astros.

Outra oficina que trouxe proximidade com os temas foi a de Guido Damiliano, pesquisador na Divisão de Sistemas Espaciais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que tratou teoricamente do funcionamento dos foguetes a propelente solido ou líquido, posteriormente como calcular o lançamento do foguete de garrafa pet, que funciona com água e ar comprimido, passo a passo das regras de segurança do lançamento do foguete e a confecção dos modelos que serão lançados hoje (3) no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), no complexo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Antes do lançamento os estudantes acompanham uma apresentação do major Élcio Jerônimo de Oliveira sobre a missão São Lourenço (Sara Suborbital), com a explicação sobre os ganhos da missão apesar da falha no lançamento ocorrido no mês passado no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Também hoje (3) a pesquisadora Elizabete Moraes do INPE mostrou como interpretar imagens de satélites e como utilizar a informações nelas contidas. Na quarta-feira (2) o também pesquisador do Instituto, Leandro Hoffmann explicou o funcionamento do GPS. Fez ainda parte da programação palestra Veículos Suborbitais e Lançadores de Satélites proferida por Danton Villas Boas do IAE.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários