E Agora, Qual é a Bola da Vez Para os Foguetes Brasileiros na Europa?

Olá leitor!

Segundo o mais recente ‘Launching Program - Programa de Lançamento’ divulgado dia 26/02 pela Swedish Space Corporation (SSC), a bola da vez agora é a “Operação Mapheus-5”, onde será utilizado outro foguete de sondagem VSB-30 brasileiro. A operação em questão e o seu lançamento deverão ser realizados neste mês de maio do “Esrange Space Center (ESC)”, na Suécia.

Já em relação às atividades no Andoya Space Center (ASC), na Noruega, não há como confirmar oficialmente os próximos lançamentos com foguetes brasileiros, já que infelizmente o site do ASC deixou a algum tempo de postar seu ‘Launching Program’, mas sabe-se extraoficialmente que outros foguetes canarinhos deverão ainda este ano serem lançados deste centro norueguês.

Vale lembrar que até agora seis operações de lançamento bem sucedidas foram realizadas da Europa com foguetes brasileiros em 2015. Foram Elas:

* Operação ICI 4 - VS-30/Orion V11 - Fevereiro de 2015 - Andoya

* Operação CRYOFENIX - VSB-30 V20 - Fevereiro de 2015 - Esrange

* Operação WADIS 2 - VS-30 V11 - Fevereiro e Março de 2015 - Andoya

* Operação HIFIRE 7 - VSB-30 V13 - Março de 2015 - Andoya

* Operação TEXUS 51 - VSB-30 V18 - Abril de 2015 - Esrange

* Operação TEXUS 52 - VSB-30 V21 - Abril de 2015 - Esrange

Vale dizer também que segundo a SSC as seguintes operações estão previstas para ocorrerem ainda este ano com foguetes brasileiros do Esrange Space Center:

* Operação O-STATES - 2 ? - Julho e Agosto de 2015

* Operação MASER 13 - VSB-30 - Outubro e Novembro de 2015

* Operação TEXUS 53 - VSB-30 - Novembro e Dezembro de 2015

* Operação MAIUS - VSB-30 - Novembro e Dezembro de 2015

Já com relação as atividades no Andoya Space Center (ASC) para 2015 fala-se no uso dos foguetes brasileiros em duas operações de lançamento ligadas ao Programa HIFIRE, entre outros programas, bem como também o lançamento de um foguete brasileiro do Woomera Test Range (WTR), na Austrália, este também para atender ao Programa HIFIRE. Caso esta operação na Austrália se concretize, esta será a primeira vez que um foguete brasileiro será lançado fora dos Continentes Americano e Europeu.

Duda Falcão

Comentários

  1. " DAR HONRA PARA QUEM TEM HONRA"

    Somos donos de nossos atos científicos em desenvolver o majestoso VSB-30, mas não donos de nossos sentimentos em lançarmos assiduamente as nossas cargas científicas, somos culpados pelo que fazemos em lutar contundentemente pelos interesses do PEB, mas não somos culpados pelo que a nação científica deseja, almeja de coração. Podemos prometer atos em se comprometer, criticando os irresponsáveis, mas não podemos prometer sentimentos além das nossas condições....Atos são pássaros engaiolados, sentimentos são pássaros em um simples voo. Por isso parabenizo a: Andoya Space Center (ASC); Esrange Space Center (ESC); Swedish Space Corporation (SSC) e tantos outros que valorizam nosso produto nacional.

    ResponderExcluir

Postar um comentário