Foguete VSB-30 Brasileiro Será Lançado da Suécia em Breve

Olá leitor!

Como já anunciamos anteriormente, está em andamento no Centro Espacial de Esrange (Esrange Space Center – ESC), na Suécia, desde o dia 04 de maio, a campanha de lançamento da “Operação MAPHEUS-5”, campanha esta onde será utilizado mais um foguete de sondagem VSB-30 brasileiro.

A campanha em questão visa colocar no espaço quatro experimentos alemães ligados ao “Programa de Física de Material Sob Condições de Microgravidade - Material Physics Under Microgravity Conditions Program”, programa este do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) que conta com lançamentos anuais desta base sueca, sendo esta a sua quinta missão desde que foi estabelecido (Primeira da Segunda Fase do Programa), e que pela primeira vez será realizada através de um foguete VSB-30.

Vale lembrar que em sua missão anterior, ou seja, a “Operação MAPHEUS-4”, realizada em Esrange em julho de 2013, outro foguete brasileiro foi utilizado, ou seja, o VS-30 V10, foguete este lançado em 15 de julho daquele ano.

Segundo foi divulgado pelo site da Swedish Space Corporation (SSC), a campanha que foi iniciada em 4 de maio deverá ser finalizada no dia 31 de maio. Sendo assim, há qualquer momento nas próximas horas ou dias o lançamento do VSB-30 deverá ocorrer de Esrange. Fique atento.

Duda Falcão

Comentários