Quer Construir um Foguete da NASA?

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada no site da "Revista GALILEU" no dia (19/05) que talvez seja do interesse da Comunidade Espacial do país.

Duda Falcão

CIÊNCIA – ESPAÇO - FOGUETE

Quer Construir um Foguete da NASA?

POR LUCIANA GALASTRI
19/05/2015 - 11H05
Atualizado 11H0505

(FOTO: CENTRO GODDARD DA NASA)
Lançamento do foguete Antares.

Nesta semana, a NASA publicou o seu segundo Catálogo de Software anual, que disponibiliza ao público o código usado por seus cientistas. Isso quer dizer que temos acesso gratuito a programas que são usados para missões com sondas, foguetes e satélites.

"À medida em que a indústria de voos espaciais comerciais decola, o software da NASA pode ajudar esse setor a crescer", afirmou em comunicado Doug Rand, diretor assistente do Escritório de Políticas de Ciência e Tecnologia da agência.

No catálogo, as ferramentas são organizadas em 15 categorias, que vão desde propulsão à testes.

Claro, vale lembrar que o software não precisa ser usado apenas por empresas de turismo espacial, por exemplo. Em edições passadas, os programas da NASA já foram adaptados para rastrear animais em extinção, criar montanhas russas e até operar navios.

Versões anteriores do catálogo já foram baixadas mais de 100 mil vezes.


Fonte: Site da Revista Galileu - 19/05/2015 - http://revistagalileu.globo.com

Comentário: Pois é, talvez esta notícia seja útil para os grupos que atuam com atividades espaciais no Brasil e na América Latina. Aproveito para agradecer ao leitor Bernardino Silva pelo envio da mesma.

Comentários

  1. Duda
    Dei uma olhada nos softwres e a maioria 90% está disponível apenas nos Estados Unidos para o uso de entidades governamentais ou para o cidadão americano.
    Alguns, infelizmente poucos, estão disponíveis para uso geral mas não tem real utilidade para foguetes.
    Por exemplo todos da área de propulsão são restrito ao cidadão americano.
    Infelizmente é isso.

    Abraços a todos
    Miraglia
    www.edgeofspace.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eng. Miraglia!

      Agradeço a sua pronta intervenção e preocupação em averiguar esta notícia. Enfim, se na área de foguetes e tecnologias associadas existem restrições, espero que em outras áreas o acesso não seja tão restrito assim. Obrigado mais uma vez.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário