Brasil e China Assinam Protocolo Para o Satélite CBERS-4A

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (20/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que Brasil e China assinaram protocolo para o Satélite CBERS-4A.

Duda Falcão

Brasil e China Assinam Protocolo
Para o Satélite CBERS-4A

Quarta-feira, 20 de Maio de 2015

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o diretor da Administração Nacional Espacial da China (CNSA), Xu Dazhe, firmaram nesta terça-feira (19) um protocolo de intenções para desenvolver e lançar o sexto Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-4A). A assinatura ocorreu durante visita oficial do primeiro-ministro da China, Lĭ Kèqiáng, à presidenta Dilma Rousseff. No Brasil, os satélites do Programa CBERS são desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Com o lançamento, em dezembro último, do satélite CBERS-4, a China e o Brasil consolidaram uma iniciativa emblemática no mundo em desenvolvimento, que contribui na fiscalização do desmatamento da Amazônia. Além disso, os serviços de imagens territoriais geradas pelo satélite contribuem muito para os países africanos", disse a presidenta, ao destacar os avanços da parceria bilateral nos campos da educação, da tecnologia e da inovação.

Em viagem pela América Latina, o primeiro-ministro destacou China e Brasil como os maiores países em desenvolvimento dos hemisférios Leste e Oeste do planeta. "A nossa amizade tem uma base sólida e a nossa cooperação tem uma perspectiva muito ampliada", declarou Kèqiáng. "Essa colaboração tem potencial de trazer benefícios para os nossos povos e para todo o mundo.

Segundo Dilma, o encontro reafirmou a característica estratégica e a intensidade das relações bilaterais. "Tivemos nesta manhã uma reunião muito produtiva, marcada pelo diálogo franco e pela disposição de avançar, fortalecer e efetivar cada vez mais a nossa parceria", contou a presidenta. "O Plano de Ação Conjunta 2015-2021, que assinei com o primeiro-ministro, inaugura uma etapa superior em nosso relacionamento e está expressa nos vários acordos.

Ao todo, brasileiros e chineses celebraram 39 acordos no Palácio do Planalto, em áreas como agricultura, comércio, defesa, energia, infraestrutura, inovação, mineração, planejamento estratégico e transporte. O acerto em torno do CBERS-4A é um protocolo complementar ao Acordo Quadro sobre Cooperação em Aplicações Pacíficas de Ciência e Tecnologia no Espaço Exterior.

O protocolo complementar estabelece as bases jurídicas para a construção conjunta do satélite CBERS-4A, a fim de garantir o fornecimento contínuo de imagens aos dois lados da cooperação e a outras nações. O sexto exemplar do programa CBERS deve ser lançado em 2018, na China.

A divisão das tarefas de desenvolvimento e do montante de investimentos repetem a proporção dos satélites CBERS-3 e CBERS-4, com 50% para cada lado. O novo acordo define que os trabalhos de montagem, integração e testes do CBERS-4A sejam realizados nos laboratórios do INPE, em São José dos Campos (SP).

O sistema de rastreamento, telemetria e controle do CBERS-4A será semelhante aos dos dois satélites anteriores. Lançado em dezembro de 2013, o CBERS-3 não atingiu a órbita de destino por uma falha no foguete. Já o CBERS-4 está no espaço desde dezembro de 2014. Estabelecido em 1988, o programa também lançou com sucesso o CBERS-1, em 1999, o CBERS-2, em 2003, e o CBERS-2B, em 2007.

Para o CBERS-4A, o protocolo designou a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a CNSA como entidades responsáveis por sua implementação. Já o INPE e a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) seguem como executores do projeto.

As imagens fornecidas pelos satélites contribuem para monitorar e verificar desmatamentos, desastres naturais e a expansão da agricultura e das cidades, dentre outras aplicações. O Acordo-Quadro permite a distribuição global dos dados gerados, com objetivo de beneficiar outros países em desenvolvimento. (Com Ascom MCTI)

O ministro Aldo Rebelo firmou compromisso com diretor
da agência espacial do país asiático, em visita oficial do
primeiro-ministro Lĭ Kèqiáng à presidenta Dilma.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários