Blog Lança a Ideia de um Fórum de Debate Sobre o PEB

Olá leitor!

Após o interessante artigo escrito sobre o PEB pelo Eng. João Luiz Dallamuta (veja aqui), postado aqui no Blog na semana passada (artigo este ao qual concordo em linhas gerais) tive uma conversa com o Dr. Waldemar Castro Leite que me incentivou a escrever esta nota na esperança de sensibilizar os profissionais sérios e verdadeiramente comprometidos com PEB, tais como os notáveis:

* Eng. Jaime Boscov (Aposentado)

* Eng. Toshiaki Yoshino (Mectron)

* Dr. Ariovaldo Palmério (Aposentado)

* Dr. Luis Eduardo Loures da Costa (IAE)

* Dr. Leonel Perondi (Diretor do INPE)

* Dr. Otávio Santos Cupertino Durão (INPE)

* Dr. José Bezerra Pessoa Filho (IAE)

* Dr. Waldemar Castro Leite (Aposentado)

* Dr. Paulo Moraes Junior (IAE - in memoriam)

* Brig. Thiago da Silva Ribeiro (Diretor da condenada ACS)

* Cel. Av. Ivan Janvrot Miranda (Coronel da reserva - Pioneiro do PEB)

E outros profissionais e personalidades sérias que já fizeram e atualmente fazem contribuições às diversas áreas das atividades espaciais do país, tais como:

* Astronauta Marcos Pontes

* Dr. Paulo Gilberto de Paula Toro (IEAv)

* Dr. Nelson Schuch (CRS/INPE)

* Dr. Elbert Einstein Nehrer Macau (INPE)

* Dr. Haroldo Fraga de Campos Velho (INPE)

* Dr. Pedro Teixeira Lacava (ITA)

* Dr. Gilberto Marrega Sandonato (LAP/INPE)

* Dr. Lamartine Nogueira Frutuoso Guimarães (IEAv)

* Prof. Dr. Othon Cabo Winter (UNESP)

* Prof. Dr. Anníbal Hetem (UFABC)

* Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle (UERJ/OBA)

* Prof. Dr. Geilson Loureiro (INPE)

* Prof. Dr. Amilcar P. Pimenta (ITA)

* Prof. Dr. Carlos Henrique Marchi (UFPR)

* Prof. Dr. José Leonardo Ferreira (UnB)

* Prof. Mj. Elói Fonseca (ITA)

* Prof. José Félix Santana (presidente do CEFEC - Pioneiro do PEB)

* Prof. Cedric Salotto (IFF - Projeto 14-BISat)

* Prof. Cândido Moura (Escola de Ubatuba - Programa Ubatubasat)

* Cel. Eng. Marco Antonio Sala Minucci (IEAv)

* Eng. Fabrício de Novaes Kucinskis (INPE)

* Eng. Bruno Nunes Vaz (Orbital Engenharia)

* Eng. Manoel Carvalho (CRN-INPE)

* Eng. João Luiz Dallamuta

* Eng. Lucas Fonseca (Airvantis)

* Eng. José Miraglia (Edge of Space)

* Eng. Danilo Miranda (Visiona)

* Eng. Pedro Luiz Kaled da Cás (Thales Alenia Space)

* Eng. Pedro Lobo (atualmente trabalhando em outro setor)

* Me. Tecgo. Oswaldo Barbosa Louredo (Acrux)

E jovens promessas como:

* Eng. Brehme de Mesquita (INPE)

* Eng. Cleber Toss Hoffmann (ITA)

* Eng. Eduardo Escobar Bürger (ITA)

* Eng. Pedro Henrique Doria Nehme (UnB)

E quem queira efetivamente colaborar em prol do PEB (deixando de fora interesses políticos, profissionais e pessoais) visando à realização de um Fórum de Debate para encontrar soluções contra o descaso governamental e político que assola o PEB há décadas. Não há mais como continuar passivo ao que está acontecendo e só nos unindo teremos uma chance de combater esses energúmenos que estão destruindo o futuro espacial do nosso país. Ou se faz isto ou a nossa geração passará por omissa e marcará significamente o insucesso deste importantíssimo programa para o futuro de nossa sociedade, a escolha é de vocês. Como disse ao Dr. Waldemar Castro Leite em nossa conversa, esta será a ultima vez que o Blog BRAZILIAN SPACE se movimentará para tentar mobilizar a comunidade numa luta contra este estado de coisa.

A ideia inicial é que o Fórum seja realizado fora do eixo São José dos Campos/Brasília por motivos óbvios, e a minha sugestão (se for aceita) é que seja promovido e organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e seus parceiros.

Para tanto, através deste solicito a ajuda do Prof. Dr. Carlos Henrique Marchi e de sua equipe nesta empreitada. Caso não seja possível, espero que outra universidade ou instituição (desde que seja nacional) possa assumir este evento e nos ajudar, pois já passou da hora de agirmos contra toda esta situação.

A minha parte leitor estou fazendo e como sei que muitos não concordam com a minha forma de agir (considerada agressiva, apesar de mais de 20 anos de ações softs que não resultaram em nada, há não ser na criação de uma zona de conforto para esses energúmenos vendedores de ilusão empurrarem a questão espacial com a barriga), me comprometo aqui até ficar de fora do Fórum se este for o desejo da maioria. Bom, sem mais a acrescentar, agora a bola é de vocês, e sinceramente espero não ter perdido o meu tempo.

Duda Falcão

Comentários

  1. Olá Duda Falcão. A ideia do fórum é bastante interessante. Mas, será que não poderia encaixar a ideia dentro do Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital (CBDO) por ser o encontro referência da área espacial no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Brehme!

      Em minha opinião pessoal eu não acho que seria uma boa ideia, pois precisamos de um evento exclusivamente voltado para discutir esta luta, entende? Discutir e apontar soluções e estratégias para forçar (esta é a palavra) esta classe política de merda a mudar sua atitude perante ao setor espacial. Precisamos de um evento só voltado para esta discussão.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. A ideia de encaixar o fórum dentro do evento seria propiciar essa discussão com a presença dos diversos pesquisadores da área que participam do CBDO, mas eu entendi sim a sua proposta.

      Irei repassar essa postagem aos diversos interessados em redes sociais e contatos.

      Abraço.

      Excluir
    3. Ok Brehme!

      Eu agradeço a ajuda e espero que o evento obtenha o apoio de todos.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Prezado Duda

    Fico feliz que minha sugestão tenha lhe motivado tanto. Um encontro de notáveis, ou seja, de pessoas que tenham dado real contribuição ao PEB terá credibilidade para propor novos paradigmas para o PEB.
    Agradeço ter incluído meu nome e faço uma correção: já estou aposentado desde o dia 4 de maio, quando completei 30 anos de IAE.
    Uma sugestão seria convidar a participação da AAB e da AIAB. São organizações já estabelecidas, interessados especificamente no PEB e que poderiam ser os interlocutores de propostas para o governo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dr. Waldemar!

      Sua sugestão é algo que eu não poderia deixar de abraçar, e o fiz com esperança de que haja uma resposta positiva de todos que foram citados, já que algo precisa ser feito urgentemente. Quanto a participação da AAB e da AIAB, creio que naturalmente estas instituições já estão convidadas e representadas, já que vários dos profissionais citados são ligados a estas instituições, inclusive eu a AAB.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Prezado Duda
    Porque você não convida os ilustres personagens abaixo:

    Petronio Noronha (AEB)
    Himilcon Carvalho (AEB/VISIONA)
    Mario Quintino (VISIONA)
    Janio Kono (VISIONA)
    Wilson Yamaguti (VISIONA)

    Todos eles trabalharam no INPE e contribuiram para o estado atual das coisas.
    Tanto é que foram promovidos!
    E defendem a ideia de que o SGDC trará transferencia de tecnologia ao Brasil.
    Logo, são excelentes nomes para o debate que você propoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo!

      Creio que o que você disse sobre estes profissionais já é uma resposta a sua própria pergunta.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  4. Conte comigo para o que precisar, achei a ideia execelente.

    ResponderExcluir
  5. Desculpas Duda,

    Sou o Pedro Kaled Da Cás e gostaria de esclarecer que trabalho para a AEB e estou apenas temporariamente na Thales por conta do Programa de Absorção de Tecnologia do SGDC.

    De qualquer forma estou muito feliz de poder contribuir para esse fórum

    Pedro Kaled Da Cás

    ResponderExcluir
  6. Olá Duda, ótima ideia a do Waldemar, e aceito participar. Apenas devemos tomar o cuidado de evitar reclamar "por reclamar". Identificar os problemas é extremamente importante, mas até o ponto em que nos permita iniciar a troca de ideias a respeito de propostas. É comum, nesse tipo de discussão, nos empolgarmos no tema dos erros e problemas, apontar culpas, e nos esquecermos de discutir objetivamente como resolver tais problemas. Para isso, seria ótimo se o fórum tivesse algum tipo de mediação/moderação (após as postagens, não antes), e que o primeiro assunto tratado fosse a definição dos temas principais, separando-se então o fórum por tais temas (ex: política espacial, arranjo institucional, financiamento, cooperações, etc) num segundo momento. Em minha opinião, um tema obrigatório seria a respeito de como agir para levar as ideias do fórum adiante. Sem isso, o fórum será apenas um passatempo para os envolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fabrício!

      Antes de se discutir qualquer coisa, primeiramente é preciso viabilizar a ideia do Fórum, e para tanto é necessário que as pessoas citadas (como você) se manifestem para que o evento ganhe força perante a UFPR ou qualquer outra instituição que se interessar em realizar o evento. Por enquanto poucos se manifestaram, e sendo assim ainda é apenas uma ideia.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Sugiro então que se fixe esse tópico de alguma forma no blog, para que outras pessoas tenham a oportunidade de ler a proposta e responderem. Hoje e amanhã esse tópico já cairá para a segunda página, e o número de leituras passará a ser muito baixo.

      Excluir
    3. Olá Fabrício!

      Infelizmente não tenho como fazer isto. No entanto, além da nota já se encontrar nas duas páginas do BLOG, ela já esta aparecendo na coluna "Postagens Mais Vistas no Mês" que fica na coluna da esquerda do BLOG. Além do mais, a esperança e que a mesma esteja sedo divulgada por aqueles que (como você) já leram o seu conteúdo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  7. Duda e leitores,

    recomendo a todos que não conhecem, ler o documento A VISÃO DA AAB PARA O PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO, publicado em 2010, e disponível em http://www.aeroespacial.org.br/aab/downloads.php. Ele continua atual e foi gerado ao longo de meses de discussão, inclusive com várias das pessoas citadas no blog. Não adianta fazermos um evento sobre isso. Precisamos é ter algumas pessoas certas nos lugares certos na estrutura governamental que decide e libera recursos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Prof. Marchi!

      Conheço o documento citado pelo senhor fruto da iniciativa do saudoso Paulo Moraes Junior, quando de sua passagem pela presidência da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB), inclusive estive presenta na noite do seu lançamento em SJC. Concordo que o mesmo é relevante, atual e um bom ponto de partida, mas o evento precisa ser realizado não só para discutir o PEB, bem como estratégias de ação contra toda esta situação. Esperar que pessoas certas cheguem aos lugares certos por intermédio da boa vontade dessa gente ou por acaso, é mesmo que acreditar em Papai Noel ou algo de ordem sobrenatural. Ou a comunidade espacial se mexe e encara esta luta, ou continuaremos acreditando e vivendo fantasias. Contamos com o senhor.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  8. "UMA BOA IDEIA, UMA EXCELENTE SAÍDA"

    Está embrionada empreitada será o principal evento da categoria profissional. Espero que realmente se concretize!! em suas diversas modalidades : Engenheiros, Técnicos, Professores Universitários, Diretores, presidentes de entidades e institutos, etc. Considero a importância da " "UNIÃO FAZ A FORÇA", das categorias, no intuito do fortalecimento da atividade espacial no país, tendo em vistas os interesses do PEB e seu futuro. Politica de investimento financeiro constante, é prioritário. Fazem-se necessário que se busque alternativas para as melhores adequações das significantes mudanças JÁ.
    As atividades projetadas para serem discutidas neste fórum, deve possuir caráter estratégico em cada item exemplificado, cujo objetivo é estimular uma série de reivindicações lógicas, cujo o desenvolvimento de competências e habilidades para serem apresentadas e protocoladas junto ao Congresso Nacional, uma orientação lúcida e ético-politicamente responsável. No intuito de buscar a difusão real dos acontecimentos e suas consequências negativas, e acima de tudo, as prioridades e o aperfeiçoamento das soluções emergências, para capacitar e garantir o segmento das pesquisas, a emancipação, e a importância dos nossos Veículos Lançadores.
    Espero que o papel desse importante fórum democrático,é compor fe forma harmoniosa, uma comissão para avaliar de todas as ideias apresentadas, bem como realizar todas as logísticas de divulgação na web, mídias, para tornar a sociedade, conhecedora deste evento.
    Na minha opinião, vejo uma série de desafios á frente, uma excelente oportunidade expressiva com todos os envolvidos de "Fé Pública", conhecedoras pelas suas empolgantes contribuições científicas, oportunidade ímpar, para trocar informações científicas, congregar com outros especialistas, fazer amigos e solidificar amizades.
    Caro amigo DUDA! Não será possível convidar a Dra. Helena Nader. presidente da SBPC ? cujo tema sera: " BUSCA DE SOLUÇÕES PARA SALVAR O PEB".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Presidente Cássio!

      A ideia é que todos que realmente queiram contribuir em prol do PEB, em prol do bem comum, e não por motivos pessoais, comerciais, políticos ou de ondem profissional participem desde o início da elaboração deste evento, inclusive a Dra. Helena Nader. Isto é, se assim for o pensamento dela. Entretanto, até o momento a resposta da comunidade não parece ser positiva como esperava o Dr. Waldemar, mas dentro do que eu já imaginava que ocorreria. É triste, mas a verdade é que ninguém quer resolver o problema, ninguém esta interessado em lutar por uma mudança de mentalidade, todos estão interessados em manter os seus cargos, o apoio aos seus projetos (mesmo que mínimos) e os seus interesses políticos, comerciais e profissionais, e o PEB que se dane. Evidentemente esta postura só facilita a vida desses energúmenos e assim esta fantasia chamada PEB perdurará ainda por muito anos. Estou casado disto caro amigo e sinceramente não vejo saída. Lavo as minhas mãos.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário