Centro de Lançamento de Alcântara Pode Ter Ensino Tecnológico

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (15/05) no site da “Força Aérea Brasileira (FAB)” destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) poderá ter Ensino Tecnológico.

Duda Falcão

SOCIAL

Centro de Lançamento de Alcântara
Pode Ter Ensino Tecnológico

O CLA tem a missão de executar atividade de
lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais

Ministério da Defesa
Publicado: 15/05/2015 - 16:30h


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), situado no estado do Maranhão, poderá contar com um núcleo de formação tecnológica. O tema foi apresentado, nesta sexta-feira (15/05), pelo governador do Estado, Flávio Dino, ao ministro da Defesa, Jaques Wagner. Durante a audiência, o governador propôs a elaboração de um estudo que possa viabilizar a prática do ensino tecnológico nessa unidade militar, que pertence à Força Aérea Brasileira (FAB). "A base existe há 30 anos e nunca tivemos lá uma escola para formação em questão tecnológica", disse o governador.


Criado em 1º de março de 1983, o Centro de Lançamento de Alcântara tem por missão executar as atividade de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, além de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis. Também executa testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE).

No CLA são realizadas atividades do Programa Espacial Brasileiro como o "Programa Microgravidade", quando são lançados experimentos científicos e tecnológicos a bordo de veículos que alcançam ambiente de microgravidade e fornecem dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de eletrônica, biotecnologia, mecânica, entre outras. Em pouco mais de 30 anos, o centro realizou o lançamento de 470 veículos espaciais nacionais e estrangeiros, num total de 93 operações realizadas até hoje. Por tudo isso, é conhecido como a "Janela Brasileira para o Espaço".

Assista o FAB em ação sobre o Centro de Lançamento de Alcântara:



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentários

Postar um comentário