VES é Lançado com Êxito Pela Coyote Rockets Company

Olá leitor!

Recebi agora a pouco o release abaixo do Sr. Wagner Brito da “Coyote Rockets Company” informando o êxito da campanha de lançamento dos foguetes ACME e VES ocorrida dia 22/05 em Cordeirópolis (SP).

Duda Falcão

Cordeirópolis, em 22 de maio de 2011

A Equipe Coyote Rockets procedeu o lançamento de dois foguetes sendo eles: o ACME de classe supersônico ( O mesmo lançado por Marcos Pontes) e o VES (Veiculo de Experimentos e Sondagem).

Decolagem:

O foguete ACME foi acionado ás 11:30hrs sendo que Antonio Merladete (aluno do ITA) procedeu a contagem regressiva e o jovem Luiz Henrique (Espaçomodelista) de Cordeirópolis acionou o disparador.

Como característica própria, o ACME rompeu a barreira do som, e após ganhar uma altitude de aproximadamente 2200mts, acionou o sistema de recuperação, fazendo um pouso perfeito á uns 100 metros da base de lançamento.

O Foguete VES decolou ás 12:00hrs, acionado por Wagner Coyote e monitorado por Marcos Brasil que ficou encarregado da telemetria e link.

Configuração segura e adequada para o evento:

O foguete VES foi projetado para alcançar até 30 mil pés com um motor M (monster) de 7200N no 1º estágio e mais três motores de classe K (kilo) de 1500N cada, no segundo estágio.

No lançamento do dia 10 de abril ( onde sofreu uma pane de motor) estava configurado M + 3K, com carga propelente para 15mil pés, mas com o incidente, o motor M desprendeu e após um giro de 180 graus, adentrou por um metro ao solo.

Compromisso e segurança para com o público:

Diante deste fato, um grande público compareceu ao local e não assistiram a um lançamento, causando um desapontamento em Wagner Coyote o qual prometeu no local que:

No prazo de um mês eles poderiam voltar para assistir ao lançamento do VES.

Sabendo que voltariam com pais, esposas, namoradas e até crianças, a equipe se reuniu, e ao final chegou ao seguinte acordo;

Trocamos completamente a configuração de propulsão, para que todos pudessem assistir a um lançamento, moderado mas não menos emocionante, e que não tivesse a mínima chance de uma pane ou acidente, (e assim procedemos).

De acordo com as categorias e normas, no primeiro lançamento, (ACME) o público ficou a 100 metros de distância da base, e no segundo, (VES) a 500 mts, garantindo segurança e integridade.

O VES foi acionado com três motores K no 1ºstg, e no segundo apenas 01 motor L (lambda) para comprovar a funcionalidade da ignição temporizada, onde o mesmo ao efetuar trabalho foi ejetado com pára-quedas , e efetuou um pouso perfeito a uns 20 metros da base.

Das Funções e Automações:

O VES atingiu o limite sub/supersônico elevando se a 5490 pés registrado em seu altimetro.

Ignição dos três motores K (perfeita)

Decolagem (perfeita)

Trajetória (perfeita)

Ignição 2ºstg. (perfeita)

Ejeção de motor (perfeita)

Abertura de pára-quedas do motor (perfeita)

Abertura dos três pára-quedas do VES (perfeita)

Telemetria (perfeita)

Transmissão do vídeo link (perfeito)

Acionamento de alarme de busca (perfeita)

Pouso a 30 mts da base (perfeito)

Gravação do vôo on board ...(Neste item tivemos um problema com o notebooke ou programa de captura, que após o registro não salvou na HD).

Transparência:

Todos os dados publicados neste edital, foram acompanhados, por mais de trinta pessoas que presenciaram cada item acima descrito.

Próximo vôo, cuidados e reformulação:

O VES esta sendo revisado na Coyote Rocket Company, e estará com a configuração original, onde o lançamento será em um local mais apropriado e somente com os integrantes da equipe (desta vez sem público) onde atentaremos para uma equipe de filmagem profissional com câmeras de maiores recursos, uma área de arrasto maior na recuperação, e pelo menos dois notebooks na gravação on line.

Agradecimento:

Agradecemos a presença de todos os amigos presentes que foram o fundamento do evento, embora um lançamento seja algo extremamente emocionante, o fator primordial e o calor humano e esta amizade sadia entre todos os presentes.

Wagner "Coyote" Britto
São Caetano do Sul - SP

Vídeo da Campanha de Lançamento dos Foguetes ACME e VES
Cordeirópolis (SP) - 22/05/2011



Fonte: Coyote Rockets Company

Comentário: O blog "BRAZILIAN SPACE" parabeniza o senhor Wagner Brito e a toda sua equipe pela tenacidade, pelo dinamismo, pela objetividade e competência que possibilitaram o exito alcançado nessa campanha apenas um mês após a mal sucedida operação de lançamento anterior. Parabéns a todos vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite