Esrange Space Certer - Uma Questão de Visão e Atitude

Olá leitor!

Trago agora para você o belo vídeo institucional do Esrange Space Center (Centro Espacial de Esrange) pertencente à Swedish Space Corporation - SSC (Agência Espacial Sueca) que atende os programas e pesquisas espaciais da Comunidade Européia como também de outros países do mundo.

É de Esrange que são lançados os foguetes brasileiros VSB-30 das operações TEXUS e MASER entre outras tantas atividades que ocorrem anualmente nesse centro sueco, demonstrando ao mundo todo como se faz de verdade um programa espacial, mesmo sendo a Suécia um país que não desenvolve foguetes.

No Brasil, apesar de dispormos de dois centros de lançamentos e de tecnologia de foguetes, ambos os centros são muito mal aproveitados e atualmente vivem de lançamentos de foguetes de treinamento e eventualmente (de quatro em quatro anos) de um vôo do “Programa Microgravidade” da Agência Espacial Brasileira (AEB), que devido a sua freqüência virou "piada" e perdeu sua credibilidade junto à comunidade científica.

Vale lembrar que de Esrange são lançados anualmente entre três a quatro missões de microgravidade, missões estudantis, lançamentos de balões estratosféricos, entre outras atividades em parceria com diversos países da Europa e do mundo, como por exemplo, o Japão citado no vídeo.

A falta de visão e de atitude dos d...loides de Brasília (cabecinhas de Panetone) impedem que esses centros brasileiros sejam utilizados por países da América Latina, aumentando o intercambio científico e tecnológico e gerando emprego e renda para o setor. Tanto o CLBI quanto o CLA poderiam ser usados por esses países para lançamento de seus experimentos individualmente ou em parceria com o Brasil, servindo inclusive como base para a implantação num futuro próximo da tão necessária e aguardada Agência Espacial Latino America (AELA).

Entretanto, com os pseudos governantes que temos, é mais fácil uma representante bovina cantar um hino nacional na praça dos três poderes em Brasília durante o sete de setembro, do que isso acontecer. Lamentável.

Duda Falcão

Vídeo Institucional do Centro Espacial de Esrange


Fonte: Swedish Space Corporation - SSC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial