IEAv Instala no Túnel T3 um dos Modulos do Motor do 14-X

Olá leitor!

Segue uma notícia postada hoje (18/05) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) informando que foi instalado no “Túnel de Choque Hipersônico T3” do Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu do IEAv um dos módulos do motor “Scramjet” do Veículo Hipersônico Aeroespacial 14-X.

Duda Falcão

Instalação do Motor “Scramjet” no
Túnel de Choque Hipersônico T3

18/05/2011

No início de maio de 2011, um dos módulos do motor “scramjet” (primeiro a ser desenvolvido no Brasil, medindo cerca de 1,0 m de comprimento), Fig. 1, está em fase de instalação na seção de teste do Túnel de Choque Hipersônico T3, o qual possibilita simular as condições de pressão e temperatura, assim como, a velocidade correspondente ao vôo real do Veículo Hipersônico Aeroespacial 14-X.

(Fig.1) Módulo do motor “scramjet”

Atualmente, estão sendo instalados a instrumentação e os equipamentos que irão compor o módulo do motor “scramjet” para ensaio em túnel de choque hipersônico, tais como: suporte de fixação, transdutores de pressão, janelas de visualização, tanque de combustível (gás hidrogênio), cabeamento e ignitor.

O ignitor (tocha de plasma em desenvolvimento pela empresa turbotronics) possibilitará a manutenção da combustão do combustível com o Oxigênio, no motor “scramjet”, seja nos ensaios como durante o vôo atmosférico.

A imagem abaixo, Fig. 2, mostra a injeção de gás (argônio) através da tubeira do ignitor, que está instalado dentro da seção de teste do Túnel de Choque Hipersônico T3, para ensaios preliminares.

(Fig. 2)Injeção de gás (argônio) através da tubeira do ignitor
(tocha de plasma). Imagem obtida, através da técnica de visualização
Schilirien, pelo pesquisador Dr. Antônio Carlos de Oliveira.


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Grande notícia para o PEB e para esse projeto de vanguarda que segue com seu cronograma inalterado (pelo menos até o momento) que prevê o vôo teste atmosférico desse veículo em 2013. Será? Não sei, teremos de aguardar para ter essa certeza. Gostaria de agradecer de público ao leitor Bruno Ferreira Porto, Engenheiro do IEAv, por ter nos enviado esta notícia. 

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