Russos Desenvolvem Motor Atômico para Nave Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (24/05) no site “Diário da Rússia” informando que cientistas russos estão desenvolvendo motor atômico para nave espacial.

Duda Falcão

TECNOLOGIA

Cientistas Russos Desenvolvem
Motor Atômico para Nave Espacial

Programa de pesquisas tem uma dotação de cerca de um bilhão de reais

24/05/2011 - 17h34

Até o final deste mês deverá ficar pronta a versão preliminar do projeto para o desenvolvimento de um motor atômico para a nave espacial do futuro, que está sendo elaborado pelo Centro de Pesquisas Keldysh, em parceria com a companhia Energia, segundo informou à RIA Novosti o vice-diretor da agência espacial russa, Roskosmos, Vitaliy Davydov. O programa de pesquisas, patrocinado pela Presidência da Rússia, custará cerca de um bilhão de reais e demorará nove anos para ser concluído, segundo as previsões.

A idéia do desenvolvimento de motores atômicos para naves espaciais não é nova. Já nos anos de 1960, renomados cientistas russos pensaram em motores nucleares como solução para diversos projetos na área espacial. Os Estados Unidos também tinham um programa semelhante, no âmbito da corrida armamentista. Muitos satélites espiões na época da Guerra Fria eram equipados com motores atômicos de pequeno porte e tinham capacidade de detectar submarinos. Acordos foram assinados, porém, proibindo satélites com esse tipo de motor. Os cientistas russos, entretanto, esperam que as condições desses acordos sejam revistas, permitindo o uso de motores nucleares em missões de pesquisa para a Lua e Marte.


Fonte: Site Diário da Rússia - 24/05/2011

Comentário: Veja você leitor que os russos estão indo a briga com mais foco que os americanos e pelo que diz a matéria esse motor estaria pronto num prazo de 9 anos, ou seja, em 2020. É claro que paralelamente outras tecnologias necessárias para essa nave espacial serão desenvolvidas e por volta de 2020 a 2025 os russos poderão ter disponível uma espaçonave capaz de fazer essa viagem a Marte. Vale lembrar que recentemente o site chinês “http://spanish.news.cn” noticiou em espanhol que: “Rusia y EE.UU. Desarrolla Motores Espaciales Nucleares” o que comprova que os americanos não estão tão desantenados assim. Entretanto, o que parece ter de concreto mesmo é o que foi anunciado pela NASA hoje e essa notícia do “Diário da Rússia”. O pior disso tudo é que o Brasil continua fora dessa luta e sem qualquer perspectiva que isso venha mudar nos próximos anos.

Comentários

  1. Motores atômicos com base em fusão nuclear é promissor para aumentar a velocidade de naves próxima a da luz....

    ResponderExcluir
  2. Motores atómicos presumo serem muito putentes, económicos e velozes exigindo,uma estrutura da fuselagem do fuguete capaz de suportar a fricção do ar,tendo em conta as velocidades próximas da luz que poderá atingir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário