A Cyclone Space e o Futuro
Olá leitor!
Segue abaixo o editorial publicado hoje (30/05) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando a reportagem sobre a ACS realizada pela jornalista Bruna Castelo Branco e publicada ontem neste jornal (veja a nota anterior).
Opinião
Editorial
A Cyclone Space e o Futuro
O Estado do Maranhão
30/05/2011
A reportagem publicada ontem por O Estado, com informações exclusivas obtidas pela repórter Bruna Castelo Branco, revela que em breve o município de Alcântara estará definitivamente transformado em um dos mais importantes pólos mundiais de lançamento de foguetes. Isso porque, além da megaestrutura do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), começa a ganhar forma o complexo a ser implantado pela Alcântara Cyclone Space, uma empresa formada com recursos do Brasil e da Ucrânia.
Os dois programas de investimentos em atividades espaciais nada têm um a ver com o outro. Mas suas estruturas e seus projetos se fundem no fato de que os dois funcionarão lado a lado no mesmo território. E essa proximidade decorre do fato, já sobeja e mundialmente conhecido, de que Alcântara é, de longe, o melhor local do planeta para o lançamento de foguetes. Essa situação gera a convicção de que os dois empreendimentos estão destinados ao sucesso, o que é dito e repetido em todas as previsões que se fazem sobre eles.
Alcântara é, de
longe, o melhor local
do planeta para o
lançamento de
foguetes
A Alcântara Cyclone Space surgiu de uma ampla negociação com a Ucrânia, uma ex-república soviética e que acumulou Know how e tecnologia espacial como poucos países. Os laboratórios e centros de estudos da Ucrânia produziram a base científica e tecnológica do programa espacial da então União Soviética. Tanto que hoje figura no cenário da corrida espacial com um portfólio que inclui 67 sistemas de satélites e 12 sistemas de lançamentos espaciais, incluído uma série de mísseis balísticos intercontinentais. Entre os foguetes produzidos pelos ucranianos estão os da família VLs, como o Kosmos, o Zenit e o Cyclone.
A Alcântara Cyclone Space é uma empresa comercial. Sua atividade será produzir e lançar foguetes mediante contratação de governos, centro de pesquisas e indústrias. A experiência acumulada, as informações armazenadas pela equipe brasileira e as condições do centro de lançamentos lhe dão as condições ideais para entrar firme e com amplas chances de sucesso no mercado mundial de lançamento de artefatos espaciais, hoje restrito a poucos países. A associação do Brasil com a Ucrânia dá à empresa a vantagem de puder atuar fortemente no mercado ocidental e participar com destaque na corrida espacial para o espaço.
A revelação, ontem, em primeira mão, de como a Alcântara Cyclone Space se instalará no município de Alcântara dá uma idéia clara de sua dimensão. Claro está, agora, que não se trata de um empreendimento tímido. Ao contrário, o que foi mostrado é uma estrutura de grande porte, para abrigar uma atividade cujo o futuro é o infinito do cosmos. Com a ventura de ter o Maranhão o privilégio de abrigá-la.
Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 04 - 30/05/2011
Comentário: Já falei demais sobre o que penso sobre esse assunto. Gostaria de agradecer uma vez mais ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro (grande colaborador do blog) por ter enviado esse editorial.
Comentários
Postar um comentário