Argentina Lançou Cápsula Espacial com Sucesso

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada dia (20/05) no site “Folha.com” do “Jornal Folha de São Paulo” destacando que a Argentina lançou com sucesso uma cápsula espacial não tripulada na quinta-feira (19/05) como já havíamos anunciado que ocorreria (veja a nota “Argentina Lançará Cápsula Espacial Não Tripulada Dia 19/05”).

Duda Falcão

Ciência

Argentina Lança Cápsula Espacial
Para Testar Controle Remoto

DA EFE
20/05/2011 – 11h19

A Associação Argentina de Tecnologia Espacial lançou na quinta-feira uma cápsula espacial não tripulada a uma altitude de 20 quilômetros. A missão é um teste de como comandar um computador por controle remoto.

A cápsula, denominada Clementina em homenagem ao primeiro computador científico que chegou à Argentina há 50 anos, tem também a finalidade de estimular entre os jovens o interesse pela ciência e tecnologia espacial.

O lançamento, realizado por meio de balões de gás hélio que propulsaram a sonda, ocorreu no Parque Astronômico La Punta, na província de San Luis, sede do 6º Congresso de Tecnologia Espacial.

Os organizadores esperavam que a cápsula alcançasse 30 quilômetros de altura, mas o balão explodiu antes.

Clementina, que alcançou os 20 quilômetros em pouco menos de uma hora de vôo, desceu depois a uma média de 17 km/h até aterrissar na própria província de San Luis.

A sonda levava três sistemas de posicionamento para permitir seu rastreamento.

O boneco Gaturro e o robô Clemente foram os únicos "tripulantes" da cápsula, que levou em seu interior vários objetos que serão leiloados em benefício de um refeitório da cidade de Buenos Aires.

Durante a viagem, três câmeras de alta definição capturaram imagens do vôo de diversos ângulos.

Dessa forma, foram registradas imagens do território argentino desde o espaço, da curvatura da Terra e da escuridão estelar.


Fonte: Site Folha.com - 20/05/2011

Comentário: Pois é leitor, grande iniciativa dessa associação espacial argentina que está de parabéns e lamento que instituições no Brasil (pelo menos até onde sei) ainda não tenham realizado missões parecidas, uma pena mesmo.

Comentários

  1. Gloriosa Argentina! Povo mais empreendedor que nosso!...

    ResponderExcluir
  2. Olá Antônio!

    Não sei se chega a tanto, mas não resta dúvida que no setor espacial eles já estão a nossa frente na área de satélites e pelo menos na visão da importância desse setor para o futuro da humanidade. Minhas sinceras saudações aos "Los Hermanos" pela realização bem sucedidade dessa missão.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Se não fosse o Menem, eles já poderiam até pensar em programa tripulado...o que um maldito político não faz com um país ?

    ResponderExcluir
  4. Não sei Ricardo se chegaria a tanto, mas certamente eles estariam quase duas décadas a nossa frente. Quanto ao Menem, realmente o mesmo foi um grande enpecilho para o desenvolvimento do "Pogramama Espacial Argentino" e políticos com ele são extramemente danosos para qualquer país.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário