CLA Lançará no Dia 26/05 Outro Foguete FTI

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (20/04) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) irá lançar dia 26/05 mais um foguete de Treinamento Intermediário (FTI).

Duda Falcão

CLA: Lançamento de Foguete Será Retomado

Quinta-feira, dia 26, o Centro de Lançamento de Alcântara
lançará um Foguete de Treinamento Intermediário para
testar os sistemas de telemetria e rastreamento

20/05/2011

Douglas Júnior
Foguete de Treinamento Intermediário
lançado em setembro de 2010
O Centro de Lançamento de Alcântara ( CLA) retomará na próxima semana as operações de lançamentos para testar os sistemas de telemetria e rastreamento de foguetes do CLA.

Na quinta-feira (26), acontecerá a operação de lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), modelo desenvolvido pela empresa brasileira Avibrás, em fase de testes para a qualificação e produção em série com fins comerciais.

Esse é o primeiro lançamento deste ano, estando previsto um total de 14 lançamentos entre foguetes de pequeno e médio porte. O número de atividades corresponde ao dobro das operações de lançamentos realizadas em 2010, quando o Centro executou sete operações, incluindo o lançamento do VSB-30 - um foguete de médio porte que levou para ambiente de microgravidade experimentos científicos de universidades e instituições de pesquisas.

A Operação Fogtrein I- 2011, que acontecerá quinta-feira, tem o objetivo de avaliar todo o projeto de desenvolvimento do veículo, incluindo o motor e a carga útil. Além do lançamento, existe a possibilidade de realização de uma segunda atividade no sábado (28), que dependerá das avaliações técnicas realizadas na primeira etapa das atividades.

DADOS

Modelo: Foguete de Treinamento Intermediário (FTI)
Tamanho: 5.48 m
Apogeu: 38.725 m
Tempo de vôo: 192 segundos

Histórico - O foguete tem 5,48m, apogeu de 38.725m e tempo de vôo estimado em 192 segundos. No ano passado, foram realizados dois lançamentos deste modelo no CLA. No segundo, realizado no mês de setembro, foram observadas algumas imperfeições no sistema balístico e uma falha no sistema de ignição de foguetes do CLA.

Uma das chaves de segurança antecipou-se 13 segundos na cronologia do lançamento. Uma falha desse tipo poderia prejudicar os resultados em casos de lançamentos de grande porte.

Mesmo com as falhas, a operação foi considerada positiva, pois foi possível avaliar melhor o foguete e identificar falhas que necessitam de correções para operações maiores.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág 05 - 20/05/2011

Comentário: Pois é leitor, essa é a terceira vez que esse Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) será lançado, sendo esta a primeira operação de lançamento do CLA este ano. Segundo a matéria, 13 outras operações de lançamento deverão ser realizadas do CLA ainda em 2011 com foguetes de pequeno e médio porte o que demonstra claramente que como o CLBI, o CLA está operacional para operações de pequeno e médio porte. Entretanto, só agora e mesmo assim por iniciativa do Comando da Aeronáutica (COMAER) e até onde sei somente no CLBI, é que esses foguetes de treinamento da Avibrás foram colocados a disposição da comunidade científica para serem utilizados como plataforma de acesso ao espaço. Além do FTB, FTI e do futuro FTA, esses da Avibrás, temos também o Orion em parceria com o DLR, o Sonda III, o VS-30 e o exitoso VSB-30 a disposição para esses tipos de missões. Fora os acordos espaciais com países da região como Argentina, Chile, Venezuela e Colômbia que poderiam em parceria ou individualmente está usando esses centros para lançamentos de seus experimentos no espaço. Transformando assim, o CLBI como também o CLA em verdadeiros centros espaciais sulamericanos (como "Esrange" na Suécia e "Andoya" na Noruega são para a Europa), criando emprego e renda para o país e abrindo o caminho para o entendimento sobre a criação de uma futura e necessária Agência Espacial Latino-Americana (AELA). Entretanto falta visão e atitude ao d...loides e b...loides de Brasília fazendo com que o tempo passe e o buraco científico e tecnológico aumente ainda mais. É lamentável, mas como já dizia o slogan ufanista do governo do ex-presidente Médici no início da década de 70: BRASIL, AME-O OU DEIXE-O. Nossa, quanto tempo se perdeu de lá pra cá e quanto ainda haveremos de perder por culpa dessa gente. Uma vez mais agradeço ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria.

Comentários