Operação Camurupim

Descrição da Campanha

Data do início da campanha: Não divulgada
Operação: Operação Camurupim
Foguete: Improved ORION VO4
Número do vôo do foguete: 4
Data de lançamento: 11/05/2011
Horário: 14h48mim55s (horário local)
Local: Centro de Lançamento de Barreira do Inferno - RN
Apogeu do vôo: 99,7 km
Alcance do vôo: 88,4 km
Tempo de vôo: 5min22s
Objetivo: Receber operacionalmente o “Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem” fabricado na Alemanha que o CLBI adquiriu recentemente e continuar o treinamento da equipe do CLBI na operacionalização do centro e de seus equipamentos.

Carga Útil Embarcada:

- Carga útil tecnológica de interesse do DLR

Instituições Envolvidas:

AEB - Agência Espacial Brasileira
DLR - Centro Aeroespacial Alemão
DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço
IFI - Instituto de Fomento e Coordenação Industrial
CLBI - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - Natal-RN
CLA - Centro de Lançamento de Alcântara - Alcântara-MA

Operação Camurupim

Foi realizado com sucesso dia 11/05, o lançamento do foguete de origem americana “Improved Orion V04” da Operação Camurupim, a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte. O objetivo principal da missão era lançar e rastrear o foguete Orion V04 com a finalidade de receber operacionalmente o “Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem”, fabricado na Alemanha. O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), Marco Antonio Raupp, esteve presente no lançamento.

O veículo espacial foi lançado às 14h48mim55s (horário local), atingindo um apogeu de 99,7 quilômetros, um alcance de vôo de 88,4 quilômetros e o seu tempo de vôo foi de 5minutos e 22 segundos.

“Todos os objetivos da missão foram cumpridos. O principal legado da operação foi o treinamento da equipe do CLBI para operar o Lançador Móvel”, afirmou o coordenador geral da Operação Cumurupim, Avandelino Santana Junior.

Novo Lançador Móvel do Comando da Aeronáutica

Os objetivos secundários da missão eram manter a operacionalidade dos centros de lançamento, treinar as diversas equipes envolvidas em campanhas de lançamento de veículos espaciais, receber treinamento do Centro Espacial Alemão (DLR, sigla em alemão) para futura utilização do Lançador Móvel e continuar o processo de avaliação do veículo Orion como foguete de treinamento.


Não foram embarcados experimentos no foguete porque o vôo era de demonstração de veículo de treinamento para centros de lançamento. A carga útil foi desenvolvida pelo DLR e era tecnológica, com apenas instrumentos para rastrear e coletar dados do vôo. No entanto, essa carga útil prevê espaço físico e interfaces elétricas e mecânicas para inclusão de um ou mais experimentos sempre que houver interesse.


Segundo o presidente da AEB, a missão trará mais dinâmica ao Programa Espacial Brasileiro. “Ter a capacidade de lançar e operar satélites é cumprir todas as etapas do programa. Não podemos queimar etapas, pois estamos interessados em desenvolver tecnologia”, afirmou.


De acordo com o diretor do CLBI, Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, a comprovação da eficiência do Lançador Móvel poderá permitir lançamentos com menor dispersão de impacto. A contínua utilização do Orion poderá fazer com que ele seja usado tanto como para treinamento quanto para a realização de experimentos. “A possibilidade de uso de propulsores gratuitos permitirá ao Brasil construir foguetes de baixo custo para treinamento de centros de lançamento e para oferta às universidades na realização de experimentos tecnológicos e científicos”, observou Medeiros.


Além do CLBI e DLR, participaram da missão a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e seus institutos, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e seus institutos, a Marinha e a Polícia Militar.

Reportagem sobre a Preparação do CLBI para Operação Camurupim
Programa 60 Minutos - TV Ponta Negra - 06/05/2011

Lançamento do Foguete ORION VO 4
CLBI – 11/05/2011

Lançamento do Foguete ORION VO 4
visto de outro anglo - CLBI - 11/05/2011

Reportagem do Jornal do Dia - 2ª Edição
TV Ponta Negra - 13/05/2011



Fonte: Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeroespacial - DCTA

Comentários

  1. Muito bem realizada a operação, parabéns a toda a equipe.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Lucy e Bira!

    Foi realmente uma operação bem sucedida. Entretanto, nossos dois centros de lançamentos infelizmente estão ainda bastante sub-utilizados devido a falta de visão e de atitude do governo.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário