Novo Supercomputador na Revista "Nature"

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que a revista “NATURE”, uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo, publica em sua edição de 04/11 um artigo sobre o novo supercomputador do INPE.

Duda Falcão

Novo Supercomputador na Nature

04/11/2010

A Nature, uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo, em sua edição de 4 de novembro (nº 468) traz um artigo sobre o supercomputador que está sendo instalado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O novo equipamento estará entre os mais poderosos do mundo quando em plena operação e será utilizado para aprimorar a qualidade das previsões meteorológicas e o desenvolvimento de cenários climáticos futuros globais e regionais.

Intitulado "Brazil's climate modellers are set to go global", o artigo está disponível na versão online da revista: http://www.nature.com/news/2010/101103/full/468020a.html

Entre outros aspectos, a revista ressalta o fortalecimento da ciência climática brasileira no cenário internacional, pois o novo equipamento, um XT6 da Cray que foi batizado de “Tupã”, vai colocar o país entre os poucos que podem contribuir com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) em termos de modelagem climática global.

Adquirido com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o novo sistema de supercomputação está no INPE de Cachoeira Paulista (SP) e atenderá a seus Centros de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), além dos grupos de pesquisa, instituições e universidades integrantes da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas (Rede CLIMA) do MCT, do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas.

O supercomputador será fundamental para o desenvolvimento e implementação do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global, que incorporará todos os elementos do Sistema Terrestre (atmosfera, oceanos, criosfera, vegetação, ciclos biogeoquímicos, etc), suas interações e como este sistema está sendo perturbado por ações antropogênicas (por exemplo, emissões de gases de efeito estufa, mudanças na vegetação, urbanização, etc.). Este esforço envolve um grande número de pesquisadores do Brasil e do exterior, provenientes de diversas instituições, o que se constitui num projeto interdisciplinar de desenvolvimento de modelagem climática sem precedentes entre países em desenvolvimento.

Além da geração dos modelos climáticos globais, ao ampliar em mais de 50 vezes a capacidade de processamento no INPE, o supercomputador permitirá gerar previsões de tempo mais confiáveis, com maior prazo de antecedência e de melhor qualidade, ampliando o nível de detalhamento para 5 km na América do Sul e 20 km para todo o globo. Será possível prever ainda eventos extremos com boa confiabilidade, como chuvas intensas, secas, geadas, ondas de calor, entre outros. As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários