1º Campeonato Brasileiro de Foguetes

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (05/11) no blog “Da Terra Para as Estrelas” destacando o interessante “1º Campeonato Brasileiro de Foguetes” que foi realizado do dia 08/11 até o dia de hoje (10/11) na cidade de Campo dos Goytacazes-RJ.

Duda Falcão

1º Campeonato Brasileiro de Foguetes

Otávio Jardim Ângelo
05/11/2010


O Campeonato envolve competições de lançamentos de foguetes de água e de foguetes com combustível sólido. Na sua primeira edição, que será realizada de 8 a 10 de novembro de 2010, na cidade de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, teremos somente competições com foguetes de água. Haverá lançamentos demonstrativos de foguetes com combustível sólido. Na próxima edição iniciaremos as competições com foguetes de combustíveis sólidos.

Competições Nacionais de Foguetes são realizadas com freqüência em diversos países já há alguns anos. Alguns campeonatos famosos são:

- o Annual International Rocket Week realizado em Largs na Escócia e organizado pela STAAR Research, que é provavelmente um dos mais antigos, iniciou na década de 1980.

- o National Physical Laboratory's annual Water Rocket Challenge é realizado na Inglaterra desde 2001, sendo a maior competição do Reino Unido e uma das maiores do Mundo;

- na Alemanha é realizada uma concorrida competição de foguetes durante a Freestyle-Physics Water Rocket Competition;

- a Asia Pacific Regional Space Agency Forum (APRSAF) organiza anualmente a mais concorrida competição de Foguetes de água da Ásia, a APRSAF Water Rocket Event and Educators Workshop.

Esses são alguns exemplos de grandes competições de lançamentos de foguetes. O Campeonato Brasileiro de Foguetes foi elaborado com base nesses eventos. Ele é uma competição anual de lançamento de foguetes aberta à participação de estudantes e amantes da Astronáutica de todo o Brasil.

O recorde mundial de lançamento simultâneo de foguetes de água pertence a Gotta Launch. Durante aquele evento, em 2009, foram lançados 213 foguetes de água simultaneamente com a participação de estudantes da Delft University of Technology. Quem sabe não será possível ultrapassarmos esse recorde durante o Campeonato Brasileiro de Foguetes?

Para maiores informações: http://www.campeonatodefoguetes.com.br/


Fonte: Blog “Da Terra para as Estrelas"

Comentário: Tá ai um bom exemplo pela sua iniciativa (apesar de ser direcionado ainda para foguetes de agua) dado pelo "Clube de Astronomia Louis Cruls" de Campos dos Goytacazes (instituição responsável pelo evento), que deveria ser seguido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), demonstrando o quanto é importante que eventos como esse sejam estimulados no Brasil. A nossa agência espacial tem os recursos, sejam eles financeiros e humanos e de infra-estrutura necessários para criar um evento nacional e liderar a criação junto a outros países de um grande evento latino-americano não só na área de foguetes, como de nanosatélites, ciências espaciais, astronomia, robótica, microgravidade, entre outros. Infelizmente falta visão aos pseudos administradores da AEB e do governo que continuam estimulando nossos jovens a lançarem foguetes de água em seus eventos, enquanto jovens de outros países tem acesso a horizontes bem maiores e muito mais estimulantes. Lamentável! O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o "Clube de Astronomia Louis Cruls" pela sua iniciativa visionária que demonstra uma vez mais a grande competência existente no país, apesar da desastrosa administração de nossa agencia espacial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022