Curso Sobre Software do INPE para Políticas Sociais
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada hoje (24/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Centro de Estudos da Metrópole (CEM), de São Paulo, realizará nos dias 1, 2 e 3 de dezembro cursos de geoprocessamento com o software livre TerraView Políticas Sociais, desenvolvido pelo INPE.
Duda Falcão
TerraView: Curso Sobre Software do
INPE para Políticas Sociais
24/11/2010
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), de São Paulo, realiza cursos de geoprocessamento com o software livre TerraView Políticas Sociais, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Com duração de 20 horas, os cursos são realizados periodicamente pelo CEM. A próxima capacitação ocorre nos dias 1, 2 e 3 de dezembro.
O TerraView Políticas Sociais, um software para análises e interpretações espaciais da realidade social de áreas urbanas, é um dos resultados do Programa Espaço e Sociedade do INPE, que coloca ferramentas derivadas da tecnologia espacial a serviço da melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Parceiro do INPE, o CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Em oito anos, mais de 680 profissionais de áreas como educação e habitação participaram dos cursos de geoprocessamento voltados para políticas sociais. O objetivo é dar suporte a usuários não especialistas voltados, principalmente, para a área de políticas sociais, como educação, saúde, transferência de renda e habitação, a partir do software TerraView.
Este software do INPE é um aplicativo construído a partir da biblioteca de geoprocessamento TerraLib para visualização e exploração de dados geográficos.
No curso promovido pelo CEM, os participantes conhecem as funcionalidades básicas e são habilitados a explorar as possibilidades de apresentação e de análise espacial de dados sociais, econômicos e demográficos.
Os tópicos do curso envolvem introdução aos fundamentos de geoprocessamento, estrutura do programa, ferramentas de análise básicas, manipulação de tabelas de atributos, operações geográficas e geocodificação de endereços. Ao final do treinamento, os participantes poderão visualizar, pesquisar e analisar dados geográficos e tabulares, além de gerar mapas e gráficos com qualidade cartográfica.
Inscrições e mais informações sobre o Curso de Geoprocessamento para o Software TerraView – Política Social no site www.centrodametropole.org.br
Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Comentários
Postar um comentário