Carga Útil do VSB-30 é Aprovada para o Lançamento no CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/11) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto finalizou hoje os testes com a carga útil da “Operação Maracati II” aprovando-a e liberando-a para lançamento no Centro de lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Carga Útil do VSB-30 é Aprovada
para o Lançamento no CLA

26/11/2010

LAB FOTO IAE
No dia 25 de novembro, no período da manhã, teve início os testes de vibração da Carga Útil do VSB-30 (EDA – Ensaio Dinâmico de Aceitação), no laboratório da Divisão de Integração e Ensaios (AIE), prosseguindo até o dia de hoje. Os testes, realizados no Shaker, aconteceram nos dois eixos laterais da carga útil e no eixo longitudinal, após alteração do setup da máquina.

O ensaio de vibração contou com a presença dos experimentadores de cerca de nove universidades e instituições brasileiras, para a verificação de cada um dos experimentos, já acoplados à carga útil. Todos os experimentos tiveram bom funcionamento.

Tendo em vista o sucesso do ensaio, a desmontagem da configuração de testes foi liberada para dar início ao empacotamento da carga útil para ser enviada ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A viagem, marcada para segunda-feira, deverá levar 31 pessoas, dentre elas três alemães do DLR-Moraba, todos envolvidos nos testes com a carga útil do VSB-30.

Os experimentadores também seguirão para o Centro de Lançamento, de forma distribuída e em vôos comerciais durante a campanha. O lançamento do VSB-30 deverá ocorrer entre os dias 11 e 15 de dezembro.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Finalmente leitor após quatro anos de espera da comunidade científica para se cumprir essa primeira fase do 3º AO (Anúncio de Oportunidade) do "Programa Microgravidade" da AEB, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) se prepara para o lançamento dessa importante missão do PEB, a “Operação Maracati II”. Parabenizamos o IAE e a todos os servidores e pesquisadores brasileiros e alemães que participaram desses testes nos laboratórios do instituto e ficaremos aqui torcendo pelo sucesso dessa missão e também para que a segunda e ultima fase do 3º AO não leve mais quatro anos para ser realizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite