INPE e JAXA Assinam Carta de Intenções para o ALOS

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (08/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o diretor do INPE, Gilberto Câmara, assinou uma "Carta de Intenções" com a Agência Espacial Japonesa (JAXA) para a utilização do satélite ALOS.

Duda Falcão

INPE e JAXA Assinam Carta de Intenções
para Utilização do Satélite ALOS

08/11/2010

Satélite ALOS
Em Tóquio, nesta segunda-feira (8/11), o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, e Keiji Tachikawa, presidente da JAXA, a agência aeroespacial do Japão, assinaram carta de intenções para a utilização dos dados do satélite japonês ALOS, que leva a bordo o radar PALSAR, no monitoramento para REDD - Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação em Países em Desenvolvimento.

A parceria deve agregar a tecnologia japonesa – o radar que permite a observação através das nuvens – à experiência brasileira no monitoramento de florestas tropicais, que está sendo levada a outros países por meio dos cursos de capacitação técnica oferecidos pelo INPE.

O Instituto já vem utilizando os dados PALSAR em estudos na Amazônia e deve incorporar a tecnologia a seus sistemas regulares de monitoramento da região.

Além do encontro com o presidente da JAXA, o diretor do INPE cumpre em Tóquio compromissos com representantes do Ministério das Relações Exteriores do Japão para debater assuntos como mudanças climáticas e políticas espaciais.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: O uso da tecnologia de satélite radares (SAR) é crucial para o monitoramento da região amazônica devido a sua costumeira cobertura de nuvens que impossibilita o uso de satélites óticos de forma satisfatória. Como o capítulo da novela do satélite radar MAPSAR (satélite previsto para ser desenvolvido em conjunto com os alemães) não avança, é natural que o competente diretor do INPE, Gilberto Câmara, busque alternativas para resolver esse problema, o que torna esse satélite japonês uma boa opção.

Comentários