IAE Realiza Ensaios com a Carga Útil do VSB30

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/11) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto realiza até o dia 20/11 os testes da carga útil MICROG1A da “Operação Maracati II”.

Duda Falcão

IAE Realiza Ensaios com a Carga Útil do VSB30

19/11/2010

LAB FOTO IAE
O Instituto de Aeronáutica e Espaço realiza, até dia 20 de novembro, testes com as redes elétricas da carga útil MICROG1A, destinada ao vôo do veículo VSB-30 V07, a ser realizado na Operação Maracati II, no CLA.

Na Operação Maracati II, o foguete VSB-30 será lançado com a carga útil Micro G1A, da Agência Espacial Alemã, levando ao espaço cerca de nove experimentos de universidades e de diversas instituições brasileiras, sob a coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Os ensaios em andamento incluem uma serie de testes funcionais, tais como: o sistema de comunicação de solo (Banco de controle e visualização de dados - EGSE) com a instrumentação de bordo (todas as redes elétricas embarcadas); sistema de recuperação da carga útil; sistema de localização por GPS; sistema de Radio Frequência (RF): Telemetria (Banda S), Telecomando (Banda L) e Respondedor Radar (Banda C); sistema de aquisição, processamento e visualização de dados de telemetria (PCM); sistema de controle de gás frio (RCS); sistema de seqüenciamento de eventos de vôo; sistema de vídeo embarcado (câmeras de bordo); sistema integrado com os experimentos nacionais de microgravidade (CADEN, DMLM III - FEI; TCM, TCM-C e ECEM - UFSC; SLET e SLM (FORMU-S) - INPE; EEM - SME/SJC; GPS-AE e VGP - UFRN).

Esses testes, que são realizados no Laboratório de Integração Elétrica do instituto, conta com a participação de pessoal do IAE e do DLR/MORABA, Agência Espacial Alemã. Após a conclusão desses ensaios, a próxima etapa será o teste funcional geral, denominado Simulação de Vôo, agendados para esta sexta-feira.

Os ensaios ambientais da carga útil MICROG1A (propriedades de massa e ensaio dinâmico de aceitação – EDA), previstos para acontecer até o dia 25 de novembro, deverão incluir, além das medidas de massa, CG e inércia da carga útil, o ensaio de vibração da carga útil. Ensaios esses a serem realizados nos Laboratórios específicos da Divisão de Integração e Ensaio (AIE) do IAE, com a também participação de pessoal do instituto e do DLR/MORABA.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Notícia aguardada com ansiedade pelo blog, desde que estivemos nesta mesma sala das fotos em outubro passado. Pelo visto a "Operação Maracati II" não se realizará mais em novembro e sim em dezembro ou janeiro, ultrapassando assim lamentavelmente o período de quatro anos de espera, desde que o 3º AO (Anuncio de Oportunidade) da AEB foi lançado (21/11/2006).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite