Robô JACI Simula Sonda Espacial na Reunião da SBPC


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota que saiu hoje 15/07 no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) sobre um robô que simula uma sonda espacial e esta sendo apresentado no stand da AEB Escola na reunião da SBPC que esta acontecendo em Manaus.

Duda Falcão

Robô que Simula Sonda Espacial é
Atração no Stand do Programa AEB Escola na
SBPC Jovem

Coordenação de Comunicação Social/AEB15-07-2009

Quem passa pelo estande do programa AEB Escola, na SBPC Jovem, se encanta com um pequeno robô, o Jaci. O projeto foi desenvolvido há três anos por Izaias Cabral, professor e matemático da rede pública de ensino do Distrito Federal.

Jaci significa lua em tupi-guarani e é, também, uma sigla para Jornada Aprimorada de Controle Inteligente. O robô, movido por controle remoto, celular ou computador faz movimentos laterais, vai para frente, para trás e possui uma microcâmera na parte superior capaz de transmitir mensagens de áudio e imagens. “Com o Jaci os alunos podem ter a noção de como é difícil controlar uma sonda espacial que viaja milhares de quilômetros para explorar superfície de outros planetas”, explica o professor.

Depois de três anos aperfeiçoando o Jaci, Izaias considera gratificante ver que tantas pessoas se interessam pelo robô. A pergunta mais freqüente feita pelo público da SBPC é: o Jaci pode viajar para o espaço? “Explico a todos que o Jaci não é feito de material capaz de suportar as mudanças de temperatura que acontecem fora da Terra. Mas podemos reproduzir no nosso planeta, principalmente nas escolas, o trabalho das sondas interplanetárias”, esclarece o professor.

Além de popularizar a robótica, Izaias pretende estimular o desenvolvimento de uma sonda nacional com o Jaci.

Mepro

Com o intuito de estimular o estudo da robótica e popularizar a ciência, o professor Izaias desenvolveu, ainda, um projeto chamado “Meu Primeiro Robô” (Mepro). Como o Jaci é um robô caro e sofisticado, Izaias decidiu criar um que fosse acessível a todos. Com isso em mente, desenvolveu um quite que permite com que cada criança possa montar seu próprio robô. O quite pode ser adquirido por escolas de todo país, por R$ 200,00.

O projeto já foi implementado em duas escolas particulares do DF e na escola pública em que Izaias leciona.“O robô é fácil de ser montado e torna o ensino mais interessante”, completa. Tanto no projeto do Jaci quanto no Mepro, Izaias tem como parceira a professora Viviane Calasans.

O sonho de Izaias é ver seu projeto implantado em todas as escolas do Distrito Federal e do Brasil. O projeto, além de inovador, tem baixo custo. Para que o Mepro alcance mais pessoas, Izaias precisa de apoio financeiro.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira

Comentário: Maravilhosa essa notícia e aproveito para parabenizar ao professor Izaias Cabral e a professora Viviane Calasans pela iniciativa e determinação deles e ao Programa AEB Escola por permitir que os mesmos exibam o seu trabalho no stand do programa durante a realização da 61° Reunião da SBPC. São iniciativas como essa do JACI e do MEPRO que ajudam a atrair o interesse dos jovens (que são a nossa divisão de base) para as atividades espaciais do país. Foi assim que as coisas começaram nos EUA e esse modelo se espalhou pelo mundo. Parabéns a Agencia Espacial Brasileira pelo Programa AEB Escola (para mim um dos mais significativos do PEB) ao professor Izaias Cabral e a professora Viviane Calasans e espero que iniciativas como essas sejam cada vez mais freqüentes em eventos com esse e que o projeto dos professores seja apoiado integralmente pela AEB. Estou vibrando.

Comentários

  1. Parabéns!Que o sucesso venha com tudo...pois é muito interessante se todas as escolas e alunos tivessem acesso,afinal o desenvolvimento seria muito maior.Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ale!

    Você tem toda razão. Eu só espero que a AEB tenha a mesma visão da gente.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir
  3. É por professores como esses que ainda existem pessoas capazes de acreditar na educação.


    Ass:. Karine ALves

    ResponderExcluir
  4. Pois é Karine,

    Endosso as suas palavras.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. muito bom este projeto, pena que nem todas as crianças possam ter acesso a esta tecnologia,pra sonhar mais alto assim como o professor Izaias.
    ass:juliana

    ResponderExcluir
  6. Olá Juliana,

    Acredito que a idéia da AEB e do professor Izaias é justamente fazer com que um maior número de crianças tenha acesso a este projeto. Este é o objetivo do programa AEB Escola, divulgar para nossas crianças a ciência e tecnologia, trabalho este que apesar de ter ainda uma amplitude tímida, já vem dando excelentes resultados.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  7. Izaias Cabral disse...
    Olá sou o professor Izaias Cabral e tenho tentado cada vez mais deixar acessível as pessoas kits de robótica educacional. Só preciso que mais pessoas acreditem que é possível. Entrem em contato. izaiascabral@gmail.com. Obrigado por todo apoio até agora!Valeu AEB!!! Valeu Duda Falcão

    ResponderExcluir
  8. Olá professor Izaias Cabral,

    Seja bem vindo ao meu blog e fico satisfeito de saber que o meu modesto apoio lhe tenha sido útil, pois desde o inicio era este o meu objetivo. Acredito em projetos como o que o senhor desenvolve, pois a educação de qualidade é saída para o desenvolvimento de nossa sociedade. Não sei como posso continuar ajudando, mas em breve entrarei em contato para maiores esclarecimentos.

    Forte abraço

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário