CLA Prepara-se para Novos Lançamentos em Agosto


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem 28/07 no site da Força Aérea Brasileira, sobre o início de preparação para a “Operação FogTrein I”, relativa ao lançamento de dois Foguetes de Treinamento Básico (FTB) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) agora no início de agosto.

Duda Falcão

CLA Prepara-se para Lançamento de Foguete

28/07/2009 - 16h42

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) iniciou, neste dia 27 de julho, mais uma operação de lançamento de foguete, denominada - Operação FogTrein I.

O objetivo principal da operação é lançar e rastrear dois Foguetes de Treinamento Básico (FTB), com telemetria na banda S, tendo como finalidade principal o treinamento de recursos humanos do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal-RN, além de manter a capacidade operacional dos meios técnicos e logísticos do CLA e, ainda, a obtenção de dados para qualificação e certificação dos referidos foguetes.

A operação deu início com aulas teóricas e práticas a respeito do Foguete de Treinamento Básico que está sendo desenvolvido pela empresa brasileira Avibrás. Com tecnologia 90% nacional, o FTB consiste em um foguete mono-estágio, não guiado, com 3,05m de comprimento, pesando 67,8Kgf incluindo 20,7Kgf de carga útil, seu motor propulsor é carregado com propelente sólido (combustível sólido), com uma fase de decolagem de 4 segundos, alcançando mais de 30km de altura e caindo em alto mar a mais de 16km da costa.

Além do efetivo do CLA, este evento conta com a participação de engenheiros da Avibrás, apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e envolvimento do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Uma cronologia simulada do lançamento do FTB está prevista para o dia 7 de agosto, entre 9h e 14h, dependendo exclusivamente das condições climáticas. Esse simulado faz parte de uma séria de testes antes dos lançamentos em si, previstos para os dias 10 e 11 de agosto. O sucesso desses lançamentos é o resultado do desenvolvimento de tecnologia aeroespacial brasileira, trazendo para o Brasil a oportunidade de capacitar os recursos humanos com objetivo de alcançar sua independência tecnológica.

Nesse vôo, o Foguete Básico de Treinamento já está preparado para disponibilizar cinco quilos de carga útil para experimentos tecnológicos, além de instrumentos para acompanhamento das Estações de Telemedidas, preparando assim as equipagens para os próximos lançamentos.


Fonte: CLA via site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentário: Confesso ao leitor que fui pego de surpresa com essa “Operação FogTrein I”, pois não tinha a mínima idéia que a Avibrás estivesse desenvolvendo esses foguetes denominados FTB. É verdade que eu tinha conhecimento que haveria um lançamento agora em julho (já estava atrasado), no entanto, tudo levava a crer que fosse a “Operação Maracati II” com outro foguete americano Improved Orion. É gratificante notar o envolvimento cada vez maior da indústria aeroespacial brasileira no esforço de desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. Apesar de não ter a certeza de que há um significado prático para o desenvolvimento desses foguetes. Com a palavra os amigos engenheiros do blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial