A AEB Escola na 61ª Reunião da SBPC


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (13/07) no site da AEB sobre um dos minicursos de temática espacial oferecido pelo programa AEB Escola durante a realização da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que estará acontecendo até o dia 19/07 em Manaus.

Duda Falcão

Satélite é Tema de Primeiro Minicurso da AEB na SBPC

Coordenação de Comunicação Social/AEB
13-07-2009


Entre as várias atividades oferecidas pelo programa AEB Escola, na SBPC Jovem, estão os minicursos sobre a temática espacial. O primeiro, que aconteceu na segunda-feira, 13 de julho, teve como tema Satélites e seus subsistemas e foi ministrado pelo professor Petrônio Noronha de Souza, coordenador do Laboratório de Integração e Testes do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Durante o curso, o professor ressaltou a importância dos satélites no dia-a-dia.

Petrônio veio de São José dos Campos especialmente para o minicurso. “Acho a iniciativa da AEB Escola de popularizar a Física muito positiva. Por isso faço questão de estar sempre presente nos eventos”, diz o professor.

Os alunos, todos do ensino médio, aprenderam que os satélites são usados para observação da Terra, para previsão de safras, no planejamento urbano, nas telecomunicações, na meteorologia, no monitoramento das queimadas, GPS, em sistemas de busca e de localização, ente outros.

A SBPC

A 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acontece entre 12 e 19 de julho, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, é considerado um dos principais fóruns de debates do país. O tema desta edição é “Amazônia, Ciência e Cultura”.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Atualmente esse programa AEB Escola é um dos mais significantes do Programa Espacial Brasileiro, pois representa um grande estimulo para que nossas crianças se interessem pela ciência e tecnologia e principalmente pelas atividades espaciais. Elas são a nossa divisão de base e, portanto esse programa é de suma importância para a continuidade do PEB. Porém não deveria ser a única, acho que a minha idéia da AEB TV em canal aberto para todo o país não só atrairia um interesse maior da sociedade brasileira sobre o PEB, como também poderia ser usado pelas escolas para um maior esclarecimento entre os nossos jovens do que é feito atualmente pelo Brasil e pelo mundo nas atividades espaciais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial