SARA Suborbital Faz Ensaio


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje 29/07 (com data equivocada certamente por erro do responsável pelo site) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) sobre o ensaio de desdobramento estático de empacotamento e verificação de massa do subsistema de recuperação do SARA Suborbital.

Duda Falcão

Projeto SARA

29/07/2009

O projeto SARA Suborbital, com a gerencia do Dr. Loures, realizou entre os dias 22 a 30 de Junho na GEEV (Grupo Especial de Ensaios em Vôo), com a coordenadoria do Dr. Viktor Koldaev e o Bolsista Denis da ASE (Divisão de Sistemas Espaciais), o ensaio de desdobramento estático de empacotamento e verificação de massa do subsistema de recuperação do SARA Suborbital.

O ensaio contou com o auxílio dos representantes da AIE (Divisão de Integração e Ensaio), Eng. Claudinei, Eng. Ricardo e Técnico Adelmo, responsáveis pela preparação e integração dos dispositivos para ensaio. A dobragem dos pára-quedas foi realizada pelos especialistas da GEEV, SO Brilhante, SO Calazans e Sgt Juliano. A aquisição de dados foi elaborada pela Subdivisão de Ensaios Estruturais (ASA-E) ao encargo do Eng. Elizeu.

O objetivo do ensaio é verificar o empacotamento dos pára-quedas, medir a massa dos componentes do Subsistema e determinar os valores das cargas do desdobramento do Subsistema de Recuperação do Projeto SARA Suborbital.

O Subsistema de Recuperação do projeto é composto por um pára-quedas de Arrasto, dois pára-quedas Principais, um Contêiner com Tampa, e o Mecanismo de Abertura.

O Ensaio estático foi realizado em uma mesa com 15 metros de comprimento, possibilitando a abertura completa dos dois eventos.

Está previsto ainda esse ano, realizar os seguintes ensaios:

Ensaio do Bloco de Controle - componente que tem como função comandar a abertura dos pára-quedas,

Ensaio do Mecanismo de Abertura - dispositivo mecânico que fará a abertura dos pára-quedas,

Ensaio do Desdobramento Dinâmico dos pára-quedas - esse ensaio será qualificará o Subsistema para o Ensaio em Vôo do Helicóptero.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Essa é uma grande notícia para o PEB que deixa todos na expectativa que o cronograma de lançamento da SARA Suborbital no final de 2010 seja cumprido. A SARA Suborbital que deverá ser lançado por um foguete VS-40 é um projeto que permitirá a comunidade científica brasileira acesso ao espaço em ambiente de microgravidade para realizar seus experimentos por um período maior que os foguetes de sondagem. Além disso, a SARA Suborbital é o embrião da SARA Orbital, que será uma plataforma de experimentos em microgravidade reutilizável que permanecerá em órbita por um período de 10 dias onde após esse período fará sua reentrada atmosférica retornando a terra. Notem que na coordenação do ensaio estava um professor de origem russa (Dr. Viktor Koldaev) que em 2002 (segundo o Currículo Lattes) era Professor Visitante, Bolsista da Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP.

Comentários