A Exploração Espacial, a Sociedade e o Meio Ambiente


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje 15/07 no site Inovação Tecnológica sobre a importancia da exploração espacial para sociedade e para o meio ambiente.

Duda Falcão

Exploração Espacial é Importante para a
Sociedade e o Meio Ambiente

MCT - 15/07/2009

Importância da Exploração Espacial

Uma pesquisa sobre a percepção pública da ciência e tecnologia, realizada com mais de duas mil pessoas em todo o País pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), revelou um baixíssimo conhecimento dos benefícios do Programa Espacial Brasileiro em diversos aspectos diretamente ligados ao cotidiano dos entrevistados.

À pergunta: Que áreas de pesquisa você julga mais importantes para o País desenvolver nos próximos anos?, por exemplo, só 6% responderam Exploração Espacial, que ficou em penúltimo lugar, atrás apenas da Nanotecnologia (3%).

A Agência Espacial Brasileira está empenhada em mudar esse quadro, sobretudo esclarecendo a população sobre a estreita ligação do Programa Espacial Brasileiro com estudos relacionados a temas como agricultura, Amazônia, meteorologia e mudanças climáticas, justificando a importância dos investimentos nessa área para o desenvolvimento e a economia do País.

Ir ao Espaço para Proteger o Meio Ambiente

"Ampliar a competência brasileira na engenharia de satélites, aumentando a competitividade da indústria espacial nacional, faz parte de uma política de produção de ciência e tecnologia que visa contribuir com a qualidade de vida e qualificar o País como potência ambiental", afirma Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT)

Câmara está abordando o assunto em uma conferência na 61ª Reunião Anual da SBPC, o maior evento científico do país, que se realiza em Manaus até esta sexta-feira, dia 17.

"Nosso programa espacial deve refletir essa vocação ambiental. O Inpe tem se posicionado para ser o principal centro de pesquisa e desenvolvimento nacional nas áreas de espaço e ambiente. Para isso, a engenharia espacial constrói satélites para responder a diferentes desafios científicos que necessitam de dados de observação da Terra", explica Câmara. Segundo ele, os satélites devem produzir dados sobre a Terra e também subsidiar o desenvolvimento de pesquisas para transformar esses dados em conhecimento, produtos e serviços para o Brasil e para o mundo.

Satélites de Sensoriamento Remoto

Os satélites de sensoriamento remoto são uma poderosa ferramenta para monitorar o território de países de extensão continental, como o Brasil. O Programa Cbers - Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres -, que completou 20 anos em 2008, é um grande sucesso junto à comunidade de especialistas de sensoriamento. Três modelos da família Cbers já foram lançados, o último deles em 2007. Até 2014 estão previstos os lançamentos de mais dois satélites.

Desde junho de 2004, quando as imagens Cbers ficaram disponíveis na internet, mais de meio milhão de imagens já foram distribuídas gratuitamente para cerca de 20 mil usuários de mais de duas mil instituições públicas e privadas, comprovando os benefícios econômicos e sociais da oferta gratuita de dados. Em média são registrados diariamente 750 downloads no Catálogo Cbers.

As imagens são usadas em campos como o controle do desmatamento e queimadas na Amazônia Legal, a expansão da agropecuária, o monitoramento de recursos hídricos, o crescimento urbano, a ocupação do solo, a educação e diversas outras aplicações. Também é fundamental para grandes projetos nacionais estratégicos, como o Projeto Prodes, que avalia o desflorestamento na Amazônia, o Sistema Deter, que mensura o desflorestamento em tempo real, e o monitoramento das áreas canavieiras do País (Canasat).

O Cbers fez do Brasil um dos maiores distribuidores de imagens de satélite do mundo. Com o programa o País passou a dominar a tecnologia para o fornecimento de dados de sensoriamento remoto. Até então, o Brasil dependia exclusivamente de imagens fornecidas por equipamentos estrangeiros. Os países da América do Sul, que estão na abrangência das antenas de recepção do Inpe em Cuiabá (MT), são os mais beneficiados por esta política. O download gratuito das imagens pode ser feito no site do Inpe (www.inpe.br).

Benefícios Sociais da Exploração Espacial

Além do conhecimento tecnológico, o Programa Espacial Brasileiro também traz benefícios sociais. As aplicações das imagens obtidas a partir dos satélites Cbers são as mais variadas, desde mapas de queimadas e desflorestamento da região amazônica, até estudos na área de desenvolvimento urbano nas grandes capitais do País.

Entre os usuários destacam-se órgãos como Petrobras, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e Agência Nacional de Águas (ANA), além de organizações não-governamentais e empresas de geoprocessamento.

O IBGE, por exemplo, usa os dados para atualizar seus mapas em projetos de sistematização do solo, assim como o Incra emprega as imagens nos processos ligados à reforma agrária. As aplicações no setor agrícola e de monitoramento ambiental costumam causar maior impacto econômico e social devido às dimensões continentais do Brasil. Sem uma ferramenta acessível, vigiar um território tão extenso seria quase impossível.

A conferência Os Benefícios do Programa Espacial Brasileiro para a Amazônia, do diretor do Inpe, Gilberto Câmara, será na sexta-feira (17), às 10h30.


Fonte: Site Inovação Tecnológica

Comentário: Essa pesquisa vem comprovar o quanto o brasileiro desconhece sobre os benefícios que as atividades espaciais podem trazer a sociedade. Há anos que venho defendendo (está ai a historia das atividades espaciais no mundo para comprovar isso) que nenhum programa espacial público pode sobreviver sem o apoio da sociedade que ele representa. Esse apoio tem de ser incondicional e os exemplos comprovam isso mundo afora. No entanto, para que isso aconteca é necessário que os responsáveis pelo programa espacial saibam o que querem, como conseguir e planejamento para que possam alcançar os objetivos pré-determinados no plano de ação. Só assim se adquire a credibilidade necessária para que o apoio da sociedade aconteça. Nosso povo não tem a cultura da convivência com o conhecimento cientifico e tecnológico, portanto é necessario que o governo traga a ciência para as escolas e no caso do programa espacial, que faça uma divulgação na mídia constante sobre os seus benefícios e objetivos. Não podemos deixar de usar a TV como mola impulsora dessa propaganda de informação, pois o poder formador de opiniões da TV na sociedade humana moderna é imenso e portanto não pode ser deixado de lado. Assim sendo, a criação da AEB TV com canal aberto para todo país seria um passo primordial para alcançamos a médio prazo um maior conhecimento por parte da sociedade brasileira sobre as atividades espacias e seus benefícios no Brasil e no mundo.

Comentários

  1. Pois é, são textos esclarecedores como estes que ajudam as pessoas a entenderem o POR QUE de se ter um Programa Espacial. Lembro que como grande entusiasta, minha vida toda, pessoas comentavam comigo que isto é perda de tempo e dinheiro, pois muita gente iria passar fome na rua por causa disto. Será ? O dinheiro gasto hoje na pesquisa espacial brasileira é tão minguado, apesar de ser milhões de dolares, que estamos vendo vários outros países passaram na frente do Brasil e a gente viver preso ao analfabetismo tecnologico. Sempre dependendo dos outros países. Um país de dimensões como o Brasil não pode ficar de fora deste jogo. Sempre devolvo a conversa sobre o dinheiro gasto no programa espacial, informando que o dinheiro gasto em corrupção no nosso país no mesmo período de tempo é 1.000 vezes (se não for mais) maior.

    Ricardo Melo

    ResponderExcluir
  2. Verdade Ricardo, e eu espero que algum dia possamos mudar essa situação. A ignorância do povo brasileira nas questões de ciência e tecnologia e especialmente em ciências espaciais é um problema sério e preocupante. Espero que o governo brasileiro nos próximos anos venha atacar esse problema com seriedade, pois corremos um sério risco de temos no futuro uma sociedade dependente dos conhecimentos gerados por outras nações.

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário