CLBI Apresenta suas Atividades na Sede da AEB


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/07) no site da AEB sobre uma reunião realizada na sala do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira (AEB) para a apresentação das atividades desenvolvidas no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

Duda Falcão

Apresentação Sobre as Atividades do CLBI

Coordenação Comunicação Social/ AEB
24-07-2009


Foi realizada ontem, às 14:30h, na sala do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira (AEB), apresentação sobre o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Na ocasião, o Ten Cel Av Edilson Maciel falou sobre as atividades desenvolvidas pelo CLBI.

Durante a reunião o Ten Cel Av Edilson Maciel fez um passeio pela história do Centro de Lançamento e destacou as principais atividades desenvolvidas pela instituição. Os projetos iniciais, a criação de um Grupo de Trabalho de Estudos de Projetos Especiais (GTEPE), a escolha da cidade para sediar o Centro de Lançamento de Foguetes, as primeiras atividades, tudo foi lembrado. No ano de 1964, Natal (RN) foi a escolhida por ter proximidade com a linha do Equador, ser banhada pelo oceano, além do fácil acesso.

O evento seguiu o roteiro: missão, histórico, estrutura, área patrimonial, sistemas operacionais e perspectivas, quando foram destacados os lançamentos dos primeiros foguetes, com o Nike Apache em 1965, os Sondas I, II, III e IV, VS 30, VLS-R, SS 80 e Skua. Foram 2.921 lançamentos desde o ano de 1965 até 2008. Desse número 19,80% foram estrangeiros e 80, 92% nacionais.

A principal missão do CLBI, atualmente, é executar as atividades de lançamento, rastreamento de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas-úteis. Além dos testes, experimentos e pesquisas de atividades de desenvolvimento tecnológico do interesse da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais são realizados.

Hoje, a atividade mais conhecida do CLBI é o rastreio do foguete francês Ariane, que teve a primeira operação realizada no dia 24 de dezembro de 1979. Desde então, foram 175 participações do CLBI no rastreio do Ariane, no total de 189. Em 2009 estão previstos seis rastreamentos do foguete, o próximo será em agosto.

Segundo Edilson Maciel, o CLBI fez um convênio com a prefeitura da cidade de Parnamirim (RN) para criar um Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas. “A idéia é trazer o público e divulgar nossas ações”, disse.

O evento contou com a presença do Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos (DPEI), Himilcon Carvalho, do Diretor de Transporte Espacial e Licenciamento (DTEL), Brigadeiro Chaves, da Chefe de Gabinete da AEB, Nélia Leite, do Procurador Ivan Ferreira Júnior e do Embaixador Campelo.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: O CLBI foi muito importante para o desenvolvimento das atividades espaciais do país desde os seus primórdios. Hoje é uma peça fundamental para o PEB e atua de forma exemplar na condução das missões que lhe são atribuídas.

Comentários