A Atech e o Projeto Celeste


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje 20/07 no blog “Panorama Espacial” do companheiro jornalista André Mileski sobre o Projeto Celeste, coordenado aqui no Brasil pela Atech.

Duda Falcão

Projeto Celeste: Demonstrações Práticas em Julho

O mês de julho será marcado por uma série de demonstrações práticas do Projeto Celeste - consórcio de cooperação na área de sistemas de navegação por satélites.

O projeto, que conta com a participação da Atech e de empresas de outros países, tem como objetivo prover diretrizes e recomendações para definir atividades futuras e projetos a serem desenvolvidos na América Latina, envolvendo a constelação européia de satélites de posicionamento global da série Galileo.

Segundo informações divulgadas, as primeiras demonstrações envolveram o monitoramento de cargas perigosas em deslocamento entre as cidades de Cubatão (SP) e Uberaba (MG). Outros testes, com monitoramentos de transportes hidroviário e ferroviário devem ocorrer ao longo deste mês.

Nessa fase do Projeto Celeste, a Atech, fundação brasileira atuante em integração de sistemas aeroespaciais, de defesa, energia e transportes, é responsável por coordenar e conduzir as demonstrações e os estudos sobre quais serviços serão prestados pelo sistema Galileo, que gerencia o Celeste, à América Latina.

Além da Atech, participam do projeto Celeste outras companhias brasileiras (a Hispamar, por exemplo), de outros países latino-americanos, e da Europa (Thales Alenia Space, AENA e GMV). A gerência do projeto cabe ao Galileo Joint Undertaking, ligado à Comissão Européia, e sua coordenação é de responsabilidade da companhia espanhola AENA.

(Blog Panorama Espacial, com informações divulgadas pela Atech).


Fonte: Blog Panorama Espacial - André Mileski

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial