Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPED) Realiza 3ª Reunião Plenária

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (17/08) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB) realizou na última sexta-feira a sua "3ª Reunião Plenária" em Brasília.

Duda Falcão

ESPAÇO

Comitê de Desenvolvimento do Programa
Espacial Brasileiro Realiza 3ª Reunião Plenária

Comandante da Força Aérea Brasileira participou da
reunião representando o Ministério da Defesa

Por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea
Revisão: Major Alle
Publicado: 17/08/2018 - 17:40

Fotos: Cabo André Feitosa/CECOMSAER.

O Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB) se reuniu pela terceira vez na tarde desta quinta-feira (16/08) no Palácio do Planalto, localizado em Brasília (DF). O grupo, conduzido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, debateu e apresentou soluções relacionadas à área espacial no país.

Nesta terceira reunião plenária, foram aprovadas as criações de dois novos grupos de trabalho: um para o planejamento e definição de formas de financiamento do projeto mobilizador e outro para a elaboração da Lei Geral do Setor Espacial. O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, participou da reunião representando o Ministério da Defesa.


O Comitê tem a coordenação dos trabalhos feita pelo Ministro Chefe do GSI da Presidência da República e participam do como membros os Ministérios da Casa Civil; da Defesa; das Relações Exteriores; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.


O Ministro Chefe do GSI, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, destacou a importância de vários órgãos conseguirem se unir em prol de um único objetivo. "Reunir tantas pessoas importantes para a área espacial é um sinal de que estamos empenhados no desenvolvimento do país.", disse.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Pois é leitor muita movimentação vem ocorrendo nos últimos meses nos bastidores do PEB sob o comando deste CDPEB criado pelo Temer, porém toda esta movimentação ainda nos traz uma grande incerteza sobre a sua eficiência, seriedade e competência, já que a composição do próprio comitê por uma maioria (se não totalidade) de representantes políticos invés de técnicos especialistas da área como deveria ser, é um prenúncio de continuidade dos erros que levaram o nosso pífio Programa Espacial a situação que se encontra hoje. Enfim leitor, só nos resta torcer que as ações em curso desses políticos não venham destruir o pouco que ainda resta das atividades espaciais do país. plagiando os religiosos de plantão, que Deus nos ajude.

Comentários