Professor da UNIVALE Vai à NASA para Apresentar Projeto

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (01/07) no site da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) de Governador Valadares (MG), destacando que o professor desta universidade, Tasso Perim Moreno, irá a NASA em 06/07 onde permanecerá por um mês para apresentar o programa (software) desenvolvido pela UNIVALE para a peça LIDAR desenvolvida pela NASA por solicitação da própria agência espacial americana.

Duda Falcão

Professor da UNIVALE Vai à
NASA para Apresentar Projeto

O fechamento do projeto feito com a
peça LIDAR será feito por um professor da
Univale, que viaja na próxima semana

01/07/2011 - 10h24

Peça LIDAR
A Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) cumpriu seu papel e finalizou o projeto solicitado pela NASA com a peça chamada LIDAR, cujo desafio era fazê-la girar em várias esferas e fazer a leitura do terreno em demais pontos. O projeto, que já se encontra na agência americana, será apresentado pelo Professor da UNIVALE Tasso Perim Moreno, dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação.

Representando a UNIVALE, o professor viaja à NASA no próximo dia 06 de julho, onde permanecerá durante um mês. Durante este período, Tasso irá mostrar como o projeto foi desenvolvido aqui na UNIVALE, que tem, cada vez mais, estreitado os laços com a agência americana. Um grupo de professores e alunos dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação desenvolveram o projeto para a peça conseguir girar em múltiplos eixos, já que antes a peça girava em sentido único.

Foi criado um programa que gera as imagens capturadas na tela do computador. Qualquer leitura de imagem que a LIDAR faça, como foi solicitado pela NASA, é lançada no computador e com essas imagens é possível desenvolver os projetos necessários.

A LIDAR é a principal peça do projeto da Agência Norte-Americana que, por meio de um robô, objetiva a localização de qualquer corpo ou obstáculos que possam estar em um dado terreno pesquisado.

A peça foi trazida de São Paulo até a UNIVALE no início deste ano pela aluna do curso de Sistemas de Informação, Janynne Gomes, que esteve no mês de janeiro com o engenheiro da NASA e diretor do Center for Community Informatics Loyola University Mariland, Marco Figueiredo, durante a realização do Campus Party, evento consagrado mundialmente entre os profissionais da área tecnológica.

O INÍCIO

Em 2010, no mesmo evento, Janynne Gomes recebeu do engenheiro da NASA, convite para participar de uma “Visita de Observação” na Agência Espacial Norte-Americana. A estudante de Sistemas de Informação da UNIVALE vivenciou, durante 30 dias, a experiência que abriu precedentes para outros alunos da UNIVALE. Este ano, um grupo de cinco pessoas, entre alunos e professores, farão novo estágio na agencia americana, previsto para acontecer no mês de julho.

Coordenadora dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação da Universidade, a Prof. Rossana Cristina Ribeiro Morais afirma que esta experiência com a NASA enriquece os conhecimentos dos alunos e demonstra que a UNIVALE é uma instituição que proporciona um ensino de qualidade. “Os engenheiros da NASA, que palestraram na UNIVALE ano passado, Michael Comberiate e Marco Figueiredo, se surpreenderam com o potencial de nossos projetos e nossa estrutura. A nossa Universidade tem o compromisso de oferecer a nossos alunos um ensino de qualidade, que os condicione a grandes experiências e oportunidades”.


Fonte: Site da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Comentário: Pois é leitor é a UNIVALE de Governador Valadares (MG) mostrando a comunidade científica brasileira e americana o grande estagio de conhecimento hoje gerado em seus laboratórios por seus alunos e professores. O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza a diretoria da universidade, seu alunos e professores por essa grande conquista.

Comentários