Agência Espacial Europeia Se Une a Empresa Para Fazer Mineração na Lua

Olá leitor!

Uma notícia foi postada hoje (19/02) no site da Revista Galileu destacando que a Agencia Espacial Europeia (ESA) se uniu a uma empresa para fazer mineração na Lua.

Duda Falcão

CIÊNCIA - ESPAÇO - ASTRONOMIA

Agência Espacial Europeia Se Une a
Empresa Para Fazer Mineração na Lua

Contrato de um ano firmado entre a ESA e a ArianeGroup visa uma
missão com o objetivo de extrair minérios lunares até 2025

Por A. J. Oliveira
19/02/2019 - 11h09
Atualizado - 11h09

(Foto: Domínio Público)
Cratera da Lua chamada Aristarchus.

Estamos às vésperas de um aniversário simbólico para a exploração espacial: os 50 anos do pouso da Apollo 11 na Lua, em 20 de julho de 1969. Foi a primeira vez que seres humanos pisaram em outro corpo celeste. Toda a comoção em torno da data tem estimulado uma onda de iniciativas espaciais interessantes – como a da Agência Espacial Europeia (ESA), que em janeiro anunciou o seu interesse em conduzir atividades mineradoras em solo lunar.

Mas ela não pretende tocar todo esse custoso empreendimento por conta própria: foi buscar o apoio da iniciativa privada. Firmou um contrato de um ano com a ArianeGroup, uma das maiores companhias aeroespaciais da Europa e do mundo, para estudar a possibilidade de desenvolver uma missão com o objetivo de explorar e obter minérios lunares até 2025.

"Esse primeiro contrato, simbolicamente anunciado no dia de um eclipse lunar, é um marco para a ArianeGroup, que por muito tempo tem trabalhado em propostas tecnológicas para serviços de logística espacial", disse em nota o CEO da empresa, André-Houbert Roussel. O projeto pretende extrair água e oxigênio de regolito, que é a camada mais superficial do solo. Assim, seria possível suprir uma base na Lua e abastecer missões para o espaço profundo.

Roussel também chamou a atenção para a capacidade promissora do Ariane 6, novo foguete que sua empresa está desenvolvendo para a ESA fazer exploração lunar. A versão mais potente dele, com quatro boosters, é capaz de transportar até 8,5 toneladas de carga para a Lua — cabem tanto os equipamentos necessários para o pouso quanto para a mineração.

(Foto: NASA)
Buzz Aldrin, segundos antes de se tornar o
segundo homem a pisar na Lua.

"Iremos apoiar todos os atuais e futuros projetos europeus, alinhados com nossa missão de garantir um acesso ao espaço independente e soberano à Europa", destaca o executivo.

A própria ArianeGroup também recorreu a outros parceiros para elaborar o estudo e os primeiros esboços da missão. Uniram forças com uma pequena empresa belga que será responsável pelas instalações do controle de solo da missão, bem como pelas comunicações e serviços de operações. Já a startup alemã PTScientists ficará encarregada de construir o pousador. Essa última surgiu em 2009 graças ao Lunar X-Prize, prêmio patrocinado pelo Google que iria para a primeira empresa que pousasse na Lua, mas que acabou sem vencedores.

Será, portanto, um consórcio europeu que estará por trás de todas as etapas da missão. "O uso dos recursos espaciais pode ser a chave para uma exploração lunar sustentável, e esse estudo faz parte do plano abrangente da ESA para tornar a Europa uma parceira na exploração global durante a próxima década", disse em comunicado David Parker, diretor de exploração humana e robótica da ESA. É a prova de que, às vezes, uma data importante do passado pode mover peças no presente — e ditar os rumos do futuro.


Fonte: site da revista galileu - 19/02/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentário: Pois é leitor, como os EUA, a Rússia, a China e Israel, a Europa entra de vez não só na corrida lunar, como também nos voos tripulados independentes e soberanos. Nos próximos anos o mundo assistirá um tremendo avanço da tecnologia espacial em todas as áreas, especialmente e principalmente na tecnologia de espaçonaves tripuladas e certamente a Lua terá um grande papel nessa nova aventura da humanidade. Lembrando que o Brasil também está nessa corrida com a nossa modesta Missão Lunar Garatéa-L.

Comentários