Nova Torre de Lançamento do VLS é Concluída em Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (15/05) pelo site do jornal “O VALE” destacando que a nova Torre Móvel de Integração (TMI) foi concluída em Alcântara.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Nova Torre de Lançamento do VLS
é Concluída em Alcântara

A plataforma e sistemas complementares, em Alcântara, no
Maranhão, custou R$ 44 milhões e ganhou equipamentos extras de
segurança, como um túnel de fuga para caso de eventuais acidentes

Chico Pereira
São José dos Campos
15 de maio de 2011 - 05:00

Divulgação

A nova plataforma de lançamento do VLS (Veículo Lançador de Satélite), o foguete espacial brasileiro, em Alcântara (MA), ficou pronta e deve ser inaugurada oficialmente pelo governo federal entre junho e julho.

Reconstruída após o incêndio que a destruiu em agosto de 2003 e que matou 21 especialistas do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), de São José dos Campos, a nova plataforma, denominada TMI (Torre Móvel de Integração), é considerada uma das mais modernas da sua categoria.

Construída ao custo de R$ 44 milhões, a plataforma foi redesenhada e ganhou equipamentos extras de segurança, como um túnel de fuga para ser utilizado em caso de acidentes, o que não havia no modelo destruído.

Teste - A TMI já começou a ser testada, segundo informou a AEB (Agência Espacial Brasileira). Um modelo em tamanho real do foguete espacial integra o trabalho de testes da nova plataforma.

Em junho, as equipes que trabalharão no sítio de lançamento passarão por treinamento durante o recebimento oficial de todo o complexo de lançamento espacial.

O teste de fogo do novo sítio de lançamento de Alcântara está programado para o ano que vem, quando está previsto o lançamento experimental de um protótipo do VLS-1, em fase de desenvolvimento no IAE.

O novo foguete espacial brasileiro também passou por modificações, após duas tentativas fracassadas de lançamento do veículo.

Himilcon Carvalho, diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, informou ao O VALE que o corte de verba orçamentária determinado pelo governo federal a todos os ministérios não afetará o Programa Espacial.

“O programa VLS será mantido, com o primeiro vôo do protótipo do veículo previsto para ocorrer em 2012”, disse Carvalho.

Vítimas

Familiares Apoiam o Programa

São José dos Campos

Familiares dos 21 especialistas do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) que morreram no incêndio que destruiu a plataforma de lançamento de foguetes espaciais em 2003 foram convidados para participar da solenidade de inauguração da nova estrutura recém concluída.

O presidente da Associação das Vítimas do Acidente de Alcântara, José Benedito de Oliveira, relatou a O VALE que o convite partiu do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

“Conversamos semana passada com o ministro e ele convidou as famílias para a solenidade de inauguração, prevista para junho”, afirmou Oliveira.

Segundo ele, possivelmente um grupo representando as 21 famílias deve participara do evento, que não tem data.

Apoio - Oliveira ressaltou que os familiares consideram positivo e apoiam o trabalho de reconstrução e de retomada das atividades do sítio de lançamento do VLS.

“À época do acidente, as famílias cobraram o compromisso do governo de continuar o projeto, que é importante para o Brasil”, declarou.

Independente desse episódio, familiares aguardam o julgamento das ações de indenização que movem contra a União pela tragédia.

Das 21 famílias, 18 ingressaram na Justiça. “A Justiça Federal deu ganho de causa a todas as ações em primeira instância. Aguardamos o julgamento do recurso apresentado pelo governo federal”, afirmou. Os processos tramitam no TRF (Tribunal Regional Federal), em São Paulo.

Oliveira relatou que o governo mantém as bolsas de estudos que distribuiu para dependentes das vítimas e que, recentemente, quatro viúvas também conseguiram o benefício.

A tragédia de Alcântara ocorreu em agosto de 2003.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 15/05/2011

Comentário: Boas notícias o jornal “O VALE” nos trás no dia de hoje. Até então não tínhamos informações sobre o andamento dos trabalhos com a TMI e é bom saber que a mesma vai ser inaugurada entre os meses de junho e julho e de que o primeiro vôo tecnológico do VLS-1 (VLS-1 XVT-01) está realmente confirmado para 2012. Parabenizo ao Ministro Aloizio Mercadante pela iniciativa de convidar os familiares dos “21 de Alcântara” para a solenidade de inauguração da TMI, reconhecimento importante e necessário do governo para com as famílias desses 21 técnicos e pesquisadores, heróis brasileiros, que perderam suas vidas justamente pela irresponsabilidade governamental na época do acidente. Seria para mim um sonho poder participar pessoalmente dessa solenidade, mas dependeria de um convite e de recursos que infelizmente não disponho.

Comentários

  1. Felizmente algo esta sendo feito.parabens.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Marra,

    Vamos ver se agora o PEB decola de vez.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário