Mercadante Diz que Contingenciamento não Afetará o PEB

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (01/03) pelo site do jornal “O VALE” destacando que na visita de ontem ao DCTA, o ministro Aloizio Mercadante disse que contingenciamento não afetará o “Programa Espacial Brasileiro”.

Duda Falcão

Região

Mercadante Diz que Contingenciamento
não Afetará Programa Espacial Brasileiro

São José dos Campos
01 de março de 2011 - 04:37

Mercadante em visita ao DCTA

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, garantiu ontem que o corte orçamentário imposto pelo governo federal a todos os ministérios não irá afetar o Programa Espacial Brasileiro.

Mercadante disse, em visita a São José, que a continuidade do projeto do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), sob a responsabilidade da Aeronáutica, e o desenvolvimento de satélites pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) são programas prioritários para Brasil.

“O desenvolvimento e o lançamento de um satélite meteorológico em parceria com a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) são prioridades”, afirmou.

Segundo Mercadante, esse satélite deve ser lançado e irá permitir ao Brasil melhorar as previsões de tempo.

“A NASA também enfrenta corte de recursos, mas a nossa expectativa é que esse programa, que tem também a participação de outros países como Japão e Alemanha, seja executado”, disse Mercadante.

A previsão é que o satélite brasileiro fique estacionado na órbita equatorial para realizar estudos sobre chuvas em todas as regiões do país.

Projetos - Outro programa considerado prioritário é o desenvolvimento e lançamento de um satélite geoestacionário para monitoramento do espaço aéreo brasileiro.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 01/03/2011

Comentário: Das duas uma leitor, ou o ministro Mercadante obteve respaldo da presidente DILMA e da equipe econômica para fazer uma declaração desta ou o mesmo é um completo irresponsável. Não acredito na segunda hipótese, porém isso só acontecerá se houver mesmo uma mudança de mentalidade. Em nossa opinião devido à catástrofe no estado RIO a área de satélites ligada à meteorologia e observação da Terra deve realmente ser olhada pelo governo com mais atenção, porém isso não significa necessariamente que os projetos do DCTA serão também apoiados, pois não atendem em curto prazo as necessidades de lançamento desses satélites. Infelizmente, o mais provável é que a mal engenhada empresa ACS venha ter mais apoio do governo que os projetos do DCTA e esse barulho todo criado inicialmente pelo ministro Mercadante um mero jogo de cena. Vamos aguardar os acontecimentos e torcer para que estejamos errados.

Comentários