Mercadante Discute Cooperação com Embaixador Alemão

Olá leitor!

Crédito: Ricardo Lemos (Ascom/MCT)
O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante se reuniu, nesta quarta-feira (02/03), em seu gabinete, em Brasília, com o embaixador da Alemanha, Wilfried Grolig e outras autoridades dos dois países.

O encontro foi para discutir a cooperação em C&T entre os dois países, amparada que é pelo “Acordo Geral sobre Cooperação nos Setores de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico”, assinado em junho de 1969.

Os dois países que se reúnem periodicamente para tratar desta cooperação, traçaram nesta manhã metas para os próximos dois anos, como a cooperação aeroespacial na área de foguetes sub-orbitais e a proposta de realização de um projeto piloto em nanotecnologia, envolvendo instituições de pesquisa e empresas. “Segundo ponto de hoje para o Mercadante”

Vale lembrar leitor, que na área espacial o Brasil tem uma boa relação com os alemães do German Aerospace Center (DLR), com quem realiza atualmente dois projetos através do IAE. São eles: O projeto do Veículo Lançador de Microsatélites (VLM-1) e o desenvolvimento de tecnologia de reentrada atmosférica para ser utilizada no projeto da "SARA Orbital". Ainda recentemente foi finalizado o projeto do foguete suborbital VSB-30, que contou também com a participação do DLR que o utiliza para lançamentos do “Programa Europeu de Microgravidade”.

Além desses projetos citados, existe também outro projeto, esse numa parceria entre o INPE e o DLR que infelizmente até o momento não foi definido se será ou não realizado, ou seja, o projeto do satélite radar MAPSAR.

Entretanto, não me consta que o IAE e o DLR estejam desenvolvendo ou tenha interesse de desenvolver outro foguete suborbital como parece sugerir a notícia.

O único projeto de desenvolvimento em curso entre os dois países atualmente na área de foguetes é o projeto do VLM-1, que está sendo desenvolvido para atender inicialmente o vôo do experimento alemão SHEFEX III, previsto para ser lançado em 2015. Mesmo sendo o VLM-1 um veículo orbital (lançador de microsatélites), será usado nessa missão num vôo suborbital.

Assim sendo, ou houve erro de digitação do site do MCT, ou o IAE/DLR estão para iniciar um novo projeto de foguete suborbital. Seria o VS-43? Bom, só mesmo o IAE pode responder a esta pergunta.

Duda Falcão


Fonte: Com informações do site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentários