MCT Anuncia Medidas para Simplificação de Importações

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (02/03) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando o MCT anunciará hoje um conjunto de medidas para simplificação na logística das importações para pesquisa.

Duda Falcão

MCT Anuncia Medidas para Simplificação
das Importações para Pesquisa

02/03/2011 - 08:00

Crédito: Banco de Imagem/MCT
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, junto com dirigentes anuncia um conjunto de medidas simplificação na logística das importações para pesquisa a serem adotadas conjuntamente pelo CNPq, Receita Federal do Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e pelo Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro).

O evento visa apresentar o resultado do Grupo de Trabalho que trabalhou ao longo dos meses de Janeiro e Fevereiro, convergindo para um novo modelo de Logística que deve reduzir significativamente o tempo de liberação de importações de insumos e equipamentos para pesquisa científica.

Inicialmente este novo sistema será implantado, como um projeto piloto, no Terminal de Cargas da Infraero em Guarulhos, que hoje concentra cerca de 60% das importações para pesquisa no Brasil. Após um período operacional que permita avaliar sua eficácia e realizar os ajustes necessários, pretende-se expandir estes procedimentos para outros aeroportos do país.

A iniciativa visa resolver uma demanda antiga de pesquisadores e cientistas no sentido de desburocratizar e simplificar os procedimentos para as importações destinadas à pesquisa.

Serviço:

Anúncio Público da simplificação na logística das importações para pesquisa
Local: Sala dos Conselhos no MCT
Dia: 2 de Março
Hora: 14h30


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Não resta dúvida leitor que essa notícia é um grande alento para o setor de ciência e tecnologia do país e ai incluindo o setor espacial. Entretanto, a dúvida que fica é se a mesma será aplicada com eficácia. Porém, mesmo que não seja aplicada com a eficácia que se espera e que se encontra em outros países, certamente diminuirá o tempo de liberação de importações de insumos e equipamentos para pesquisa científica no Brasil. O quanto diminuirá? Bom, isso só o tempo poderá responder. Parabéns ao MCT, agora sim, ponto pro Mercadante.

Comentários