INPE Disputa Centro de Prevenção de Desastres

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (01/03) pelo site do jornal “O VALE” destacando que na visita de ontem ao DCTA, o ministro Aloizio Mercadante disse também que o INPE/CPTEC esta disputando com Brasília a instalação do “Sistema Nacional de Alerta contra Desastres Naturais”, mas que a decisão final será do governo DILMA.

Duda Falcão

Região

INPE Disputa Centro
de Prevenção de Desastres

São José dos Campos
01 de março de 2011 - 03:32

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista, pode sediar o Sistema Nacional de Alerta contra Desastres Naturais, em fase de planejamento pelo governo federal.

A informação foi divulgada ontem pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, durante visita a São José dos Campos.

Segundo o ministro, o CPTEC, vinculado ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), reúne as condições básicas para sediar o novo organismo, que deve entrar em funcionamento até o final do ano.

"O governo estuda dois locais para implantar o sistema: Cachoeira Paulista ou Brasília", afirmou Mercadante.

Especialistas

Ele explicou que o sistema será formado por uma equipe de 30 profissionais, 24h por dia e funcionará todos os dias do ano.

Cada equipe terá quatro profissionais. Um meteorologista, um hidrólogo, um geólogo e um especialista em desastres naturais.

O novo organismo resultou da decisão do governo de dotar o país de um sistema único de alerta contra calamidades.

A decisão foi tomada após a tragédia ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro, que resultou na morte de mais de 800 pessoas em decorrência das chuvas que atingiram a região no começo do ano.

"O INPE tem meteorologistas hidrólogos e especialistas em desastres naturais. O CPTEC de Cachoeira Paulista tem toda a estrutura logística e expertise para isso. O custo é muito menor se for em Cachoeira que em Brasília", afirmou o ministro.

Mercadante relatou que a vantagem de Brasília é que o novo sistema estará perto da Defesa Civil Nacional. A decisão será do governo.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 01/03/2011

Comentário: Como disse em meu comentário anterior leitor, tudo leva a crer que os projetos de satélites da área meteorológica e de observação da Terra serão mais apoiados pelo governo DILMA, o que não significa dizer que os outros projetos terão o mesmo apoio. Teremos de aguardar para vê.

Comentários