UFRN Abre Inscrições para Curso de Doutorado


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (08/02) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), destacando que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu inscrições para "Doutorado em Ciências Climáticas".

Duda Falcão

Abertas as Inscrições para Doutorado em Ciências Climáticas na UFRN

08/02/2010 - 08:00

O Rio Grande do Norte lança o primeiro doutorado em Ciências Climáticas do Brasil. O edital 36/2009 oferece duas vagas de professor para o curso de doutorado, sendo que uma delas é destinada para área de Oceanografia Física do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN).

A inscrição começa hoje (8) e segue até 12 de março. As aulas serão na própria universidade. A iniciativa é uma parceria do Centro Regional do Nordeste (CRN), instituição vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), com a UFRN.

O curso, com duração de quatro anos, tem ênfase em três temas: atmosfera oceânica, modelagem numérica e instrumentação oceanográfica. A coordenadora do Departamento de Políticas de Programas Climáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Darly Silva, observa que o curso é aberto para qualquer profissional da área de ciências exatas. “Nosso objetivo é ter uma opção multidisciplinar para os profissionais brasileiros. Qualquer pessoa formada em física, química, biologia e outras áreas relacionadas podem fazer o curso. Precisamos de pessoal cada vez mais qualificado no mercado”, avalia.

Darly explica que o estado foi escolhido porque desenvolve pesquisas importantes e tem uma posição geográfica privilegiada. “Temos uma preocupação grande com a erosão costeira e com a desertificação que avança no estado. Além disso, a UFRN tem vocação para as questões de modelagem numérica, instrumentação oceanográfica e, além disso, o estado tem a primeira base de lançamento de foguetes do País”, lembra.

Para auxiliar nas pesquisas, o MCT liberou R$ 4 milhões para auxiliar na construção de um laboratório de calibração de equipamentos de meteorologia e oceanografia.

O concurso público foi autorizado em outubro de 2009 pela Coordenação de Aperfeiçoamento em Nível Superior (Capes/MEC).

Veja edital aqui o edital


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Como o blog já havia divulgado (veja a nota
Criado Primeiro Doutorado em Ciências Climáticas do País) a UFRN inicia a instalação desse importante curso no Brasil. Devido à atual conjuntura climática que atualmente estamos vivendo em nosso planeta, esse curso de doutorado chega num bom momento para que o país possa formar cada vez mais profissionais competentes e assim contribuir de forma significativa ao esforço internacional de pesquisa atualmente em curso nessa área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial